Home / Geral / Balneário Camboriú: Mancha de óleo é encontrada por pescadores entre a praia de Laranjeiras e a Barra Sul
Slider

Balneário Camboriú: Mancha de óleo é encontrada por pescadores entre a praia de Laranjeiras e a Barra Sul




03.12 – Uma grande mancha de óleo e pedaços de piche (resina de petróleo) foi encontrada no último final de semana na costa de Balneário Camboriú, entre a praia de Laranjeiras e a Barra Sul. Até agora não se sabe a origem da poluição e não haveria ligação com a grande mancha de petróleo que atingiu o nordeste brasileiro.

A mancha foi registrada por um grupo de homens que navegavam naquele trecho com caiaques. Eles filmaram tanto o óleo sobre a água quanto os pedaços de piche que boiavam.  Os técnicos da secretaria do Meio Ambiente (Semam) de Balneário Camboriú já estão investigando o caso, mas não confirmaram ainda a presença da mancha e do piche na costa do município.

A bióloga Maria Heloísa Furtado Lenzi, secretária do Ambiente, diz que é difícil saber a origem do óleo. Mas descarta que ele seja o mesmo que tenha atingido a costa do nordeste brasileiro e algumas praias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

De acordo com Edésio Pereira, diretor de fiscalização da Semam, desde ontem há uma varredura nas praias. A suspeita seria de que uma antiga embarcação teria largado o óleo no mar, próximo a Laranjeiras, e depois partido em direção ao sul. Algumas pessoas chegaram a ver a embarcação, mas não anotaram o nome dela.

As grandes manchas de óleo começaram a aparecer nas praias da Paraíba em 30 de agosto. Logo se espalharam por todo o nordeste. A suspeita é que o óleo tenha sido derramado de um navio que veio dos Estados Unidos, passou pela Venezuela e cruzaria o Atlântico.

Esse é considerado o maior desastre ambiental do litoral brasileiro. O ministério Público Federal chegou a entrar com uma ação contra o governo Federal por demorar em agir, deixando que voluntários, mesmo sem equipamentos eficientes e sem proteção individual, fizessem o primeiro combate às manchas que invadiram as praias.

Foto e fonte: Diarinho

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Abertas as inscrições para um dos maiores programas privados e gratuitos de empreendedorismo do Brasil

13.05 – Patrocinado pela Aegea Saneamento e pela Águas de Camboriú e Águas de Penha …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *