Home / Geral / Balneário Piçarras realiza fumacê contra o Aedes aegypti na segunda-feira (23)
Slider

Balneário Piçarras realiza fumacê contra o Aedes aegypti na segunda-feira (23)




19.05 – Uma ação conjunta dos Programas de Controle e Combate à Dengue do município e do Estado de Santa Catarina será realizada para conter o mosquito Aedes aegypti. Na próxima segunda-feira (23) o Centro e o bairro Nossa Senhora da Paz vão receber um fumacê com o produto Cielo, a partir das 16h.

“Para matar o mosquito dentro de casa, elimine focos de água parada e deixe janelas e portas abertas durante o fumacê. Assim, o mosquito, que já não terá para onde ir e colocar seus ovos, será eliminado na forma adulta e no processo de desenvolvimento dos focos existentes”, enfatiza o coordenador do Programa de Controle e Combate à Dengue de Balneário Piçarras, André Luiz Ladewig.

A ação conjunta ocorre de forma inédita no município, que já registrou 36 casos de doença e tem 126 suspeitas. Os bairros a receber o procedimento são os que apresentam maior incidência do mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus. No Centro, a equipe atuará entre a Rua Mario Braz Santana e Rua Londrina. No bairro Nossa Senhora da Paz, o fumacê passará da Rua Manoel Ferreira a Rua Maria Antônio Santana. A Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Obras vão atuar em apoio para a ação.

Balneário Piçarras possui cinco bairros considerados infestados, ou seja, com a presença do mosquito em áreas residenciais e comerciais: centro, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e Itacolomi.

A partir da próxima semana, a equipe do Programa de Controle e Combate à Dengue atuará com palestras nas unidades ensino. A ação visa conscientizar os alunos em ordem definida de acordo com o nível de gravidade da presença do mosquito na região, e será iniciada pela Escola Professor Francisca Borba e Centro Educacional Prisma.

Evite o mosquito

Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Se atente aos sintomas

A dengue, a chikungunya e do zika vírus podem acarretar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Deu Câimbra – Turista estrangeiro é resgatado quando tentava nadar até a Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

01.07 – Por volta das 16h50 guarda-vidas do Posto 5 da praia de Balneário Camboriú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *