Home / Geral / BANDEIRA VERMELHA: SANTA CATARINA JÁ REGISTRA 28 MORTES POR AFOGAMENTOS NO INÍCIO DO VERÃO
Slider

BANDEIRA VERMELHA: SANTA CATARINA JÁ REGISTRA 28 MORTES POR AFOGAMENTOS NO INÍCIO DO VERÃO




03.01 – Santa Catarina já registrou 28 mortes por afogamento desde o início da Operação Verão Santa Catarina, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militares de SC. O número corresponde a mais de uma morte por dia desde o início da operação, que segundo a corporação iniciou em 12 de dezembro.

Os bombeiros ainda não divulgaram o comparativo dos dados com o mesmo período do ano passado. Mas o número de 28 mortes em apenas 22 dias já equivale a mais da metade das 51 mortes registradas em todos os cinco meses de temporada 2018/2019. Nesse mesmo comparativo, a proporção era de uma morte por afogamento a cada três dias, aproximadamente.

A maior parte das mortes por afogamentos no Estado ocorreu em água doce – 18 casos. Os outros 10 óbitos foram registrados em água salgada. Segundo o Corpo de Bombeiros, somente em três casos as mortes ocorreram em área considerada protegida por guarda-vidas, considerando a distância do posto de operação e o horário de monitoramento dos banhistas.

Das 28 vítimas, 27 eram homens e apenas uma banhista era mulher. A idade média das pessoas que perderam a vida nos casos em SC era de 27 anos. Os casos se acentuaram desde o início da estação verão, em 22 de dezembro. Somente nesse período, pelo menos 18 casos de mortes por afogamento foram registrados. O período coincidiu também com a alta do forte calor em SC, o que levou mais pessoas às praias e locais de banho no interior.

Nesse período, Barra Velha liderou com pelo menos três mortes por afogamento, seguida de Florianópolis, São Francisco do Sul e Jaguaruna, com ao menos dois registros.

Foto e fonte: Bombeiros

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Balneário Piçarras: Câmara de Vereadores aprova proibição de álcool e tabaco nos prédios esportivos

21.10 – Na última terça-feira (19), a Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras aprovou por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *