15.01 – O representante comercial e ex-morador da Praia de São Miguel, Ronaldo Melo, 31 anos, procurou o Portal de Notícias – Carneiro News, para denunciar a matança de tartarugas nas praias e costões de Penha, nos últimos tempos. Ele registrou no último final de semana, com fotos em sua página no Facebook, duas tartarugas adultas mortas, por asfixia, na prainha de São Miguel.
Ronaldo disse ao Portal Carneiro News, que os animais estavam presos às malhas de uma rede feiticeira (rede de espera fixa colocada entre as formações de recifes), que é proibida em Santa Catarina.
Ele disse que morou na praia de São Miguel por três anos, e que nesse período, ele “cansou” de soltar tartarugas das redes, que além de proibidas, são colocadas bem próximas da praia. “Não foram poucas as vezes que fui nadando até as feiticeiras e com uma faca cortava as redes para soltar as tartarugas. Mas, neste final de semana nada pude fazer, pois já estavam afogadas e mortas”, lamenta Ronaldo.
“Também vi muitas vezes os donos destas redes retirarem as tartarugas e levarem vivas ou mortas para casa”, denuncia Ronaldo. Ele falou que procurou os órgãos competentes, fez denúncias, mostrou vídeos e fotos e nada foi feito, nem sequer uma possível fiscalização apareceu no local.
Ronaldo conta, que a cerca de um ano atrás ele flagrou redes feiticeiras em quase todas as praias e costões de Penha, desde a Praia Alegra à Praia de São Miguel. “Infelizmente as pessoas agridem o meio ambiente, a fauna e a natureza num todo, e outras tapam os olhos”, frisa Ronaldo, indignado com o descaso de quem deveria no mínimo fiscalizar e punir os responsáveis pelo crime ambiental.
“Ainda tenho a esperança de que um dia as pessoas se conscientizem em preservar o meio ambiente e que os órgãos competentes realmente façam o seu papel de fiscalizador e possa punir os infratores”, finaliza o morador de Penha.
Fotos: Ronaldo Melo
Por: Vilmar Carneiro
Receba notícias direto no seu celular!Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!
