08.02 – Pescador de Penha registra a presença de inúmeras caravelas-portuguesas na praia do Trapiche, em Armação do Itapocoróy. Ele estava em seu barco a remo quando flagrou uma boa quantidade delas boiando, e conforme de direção vento e da maré provavelmente estariam em direção à costa e as praias do município.
Os banhistas terão que ficar atentos, pois o contato com as caravelas, que muitas vezes são confundidas com águas-vivas, mostram sintomas da picada são dor forte e sensação de queimadura (calor/ardor) no local e ainda irritação, vermelhidão, inchaço e comichão.
Algumas pessoas, especialmente sensíveis às picadas e venenos das águas-vivas, ou caravelas, podem ter reações alérgicas graves, como falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vômitos, febre, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios. Nestes casos devem ser encaminhadas de imediato para o serviço de urgência.
No caso de haver contato com caravela-portuguesa o procedimento deverá ser da seguinte forma:
- Não esfregar ou coçar a zona atingida para não espalhar o veneno;
- Não usar água doce, álcool ou amônia;
- Não colocar ligaduras;
- Lavar com cuidado com soro fisiológico;
- Retirar com cuidado os tentáculo (caso tenham ficados agarrados à pele), utilizando luvas, uma pinça de plástico e soro fisiológico;
- Aplicar vinagre no local atingido.
Fonte: Redes Sociais
Por: Vilmar Carneiro
Receba notícias direto no seu celular!Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!
