Home / Geral / DESENCALHOU: NAVIO GRANELEIRO QUE ESTAVA ENCALHADO NO CANAL DE ACESSO DO PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL FOI RETIRADO DA BACIA DE EVOLUÇÃO
Slider

DESENCALHOU: NAVIO GRANELEIRO QUE ESTAVA ENCALHADO NO CANAL DE ACESSO DO PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL FOI RETIRADO DA BACIA DE EVOLUÇÃO




09.03 – Na madrugada de hoje, por volta das 3h, o navio graneleiro Aeolian Grace foi retirado do ponto de encalhe, na laje da Barata, no canal de acesso do Porto de São Francisco do Sul. O graneleiro foi levado para a área de fundeio 5, que fica próximo do porto de Itapoá, na baía da Babitonga.

A embarcação carregada com 65.804 toneladas de soja estava encalhada desde às 23h do último dia 3 de março quando fazia uma manobra de saída na chamada Lage Parcel da Torre, área de transição entre a bacia de evolução e canal interno do porto.

A suspeita é de que a maré baixa tenha contribuído para que a embarcação emperrasse no local. O navio, agora, passará por vistoria, e não há prazo para a conclusão do estudo.

Segundo a direção do porto, as condições de maré, que atingiu 1,6 metros, somadas ao apoio de quatro rebocadores, base de emergência ambiental, praticagem, empresa especializada de salvatagem, autoridade portuária e coordenação da autoridade marítima possibilitaram a remoção do mercante da posição de encalhe.

Ainda de acordo com a direção do Porto de São Francisco, foram observados todos os protocolos internacionais impostos por acidentes com essas características e exigidos pela Autoridade Marítima em relação a salvaguarda de vidas, poluição ambiental e integridade do navio, razão do sucesso da salvatagem. O porto reafirma que não houve nenhum dano ambiental.

As operações, no Porto voltaram ao normal, já ocorrendo manobras de entrada e saída de navios, para o Porto de São Francisco do Sul. Um inquérito foi aberto na Marinha do Brasil para apurar as reais causas do encalhe do navio graneleiro Aeolian Grace. Com bandeira do Chipre, o navio foi carregado em São Francisco e seguia para Singapura. Não houve feridos.

Fonte: Porto de São Francisco do Sul

Com informações: ND

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Balneário Piçarras: Câmara de Vereadores aprova proibição de álcool e tabaco nos prédios esportivos

21.10 – Na última terça-feira (19), a Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras aprovou por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *