05.02 – A equipe da Universidade do Vale do Itajaí, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada pela Fundação de Meio Ambiente de Barra Velha (SC) para recolher uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) encontrada próximo da praia das Canoas, na Praia Central de Barra Velha. O PMP-BS fez o resgate na manhã de hoje (05) e encaminhou o animal para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha.
A tartaruga media 147 centímetros de comprimento e pesava 140 quilos. De acordo com o tamanho dela, provavelmente era um adulto. Numa pré-anáilise foram observadas marcas de redes de emalhe ou espinhel. Informações finais só serão divulgadas após o exame de necropsia.
A tartaruga-cabeçuda é uma das cinco espécies de tartarugas marinhas ocorrentes no Oceano Atlântico. No Brasil, está listada pelo Ministério do Meio Ambiente como em perigo de extinção. As principais ameaças à espécie são a poluição marinha, a degradação das áreas de desova e a captura acidental pela atividade pesqueira.
Ligue
Ao avistar tartarugas, aves ou mamíferos marinhos nas praias, acione o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30. Lembre-se de informar um ponto de referência, praia e município. Se possível, faça uma foto e envie para o WhatsApp que será informado pela equipe.
Foto e fonte: PMP-BS
Receba notícias direto no seu celular!Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!
