Home / Geral / NA PRAIA DO GRAVATÁ: GOLFINHO-NARIZ-DE-GARRAFA É ENCONTRADO MORTO NA PRAIA DE NAVEGANTES
Slider

NA PRAIA DO GRAVATÁ: GOLFINHO-NARIZ-DE-GARRAFA É ENCONTRADO MORTO NA PRAIA DE NAVEGANTES




08.02 – Foi encontrado morto, na tarde de ontem, na praia do Gravatá, em Navegantes um golfinho-nariz-de-garrafa. Uma equipe técnica da Univali, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), esteve no local e analisou os restos mortais do animal.

Segundo os técnicos da equipe da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, numa prévia análise, o animal era um macho adulto, com três metros de comprimento. Aparentemente, o golfinho era de idade avançada, observação feita a partir do desgaste dos dentes.

O animal estava em avançado estado de decomposição, o que impossibilitou o exame de necropsia para confirmar a causa de morte. A Prefeitura de Navegantes recolheu os restos mortais do animal e levou para um aterro sanitário.

Segundo técnicos do PMP-BS este o primeiro registro de encalhe da espécie feito pela equipe neste ano nas praias do litoral Norte catarinense. A ocorrência desta espécie é comum no Sul do Brasil.

Conforme os técnicos e biólogos da Univali, o golfinho-nariz-de-garrafa é avistado em regiões em baías e também em ambientes oceânicos. A espécie sofre com a poluição e a degradação dos ecossistemas marinhos, além de ser ameaçada pela captura acidental em redes de pesca e choque com embarcações.

O PMP-BS solicita que ao avistar tartarugas, aves ou mamíferos marinhos nas praias, acione a equipe de resgate pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30. Lembre-se de informar um ponto de referência, praia e município. Se possível, faça uma foto e envie para o WhatsApp que será informado pela equipe.

Fonte e foto: PMP-BS

Por: Vilmar Carneiro

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Programa Saúde Nota 10 leva educação ambiental para escolas de Penha

19.05 – Meio Ambiente, saúde, educação ambiental. Baseado nestes três pilares, o Programa Saúde Nota …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *