Home / Geral / Obras da Estação de Tratamento de Água de Penha estão dentro do cronograma
Slider

Obras da Estação de Tratamento de Água de Penha estão dentro do cronograma




05.11 – A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha, no bairro Santa Lídia, segue em ritmo acelerado e a fase de instalação da adutora nas ruas da cidade está a todo vapor. De acordo com o cronograma, restam menos de mil metros de extensão para concluir a instalação da adutora de 300 milímetros. A tubulação vai levar água da estação até o reservatório do Mariscal, construído e inaugurado pela concessionária em 2019. Conforme informações do Departamento de Engenharia da concessionária, até o momento, foram instalados 3.870 metros de tubulação. O investimento na ETA é de R$ 9 milhões.

O engenheiro Pedro Escobar Senra, responsável pela fiscalização da obra, explica que os serviços estão dentro do prazo previsto no cronograma de trabalhos. Junto com a montagem da estrutura dos módulos metálicos da ETA, também estão em andamento obras de concretagem, pavimentação, construção de paredes e instalação de sala de painéis eletrônicos.

Quando estiver em funcionamento, a estação vai reforçar o abastecimento da cidade durante a temporada de verão. A ETA Penha é uma alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo. Com a construção da unidade, será possível ampliar a vazão de água em 70 litros por segundo, sem dispensar a água recebida do rio Piçarras.

De construção metálica, a ETA contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral). Complementam o complexo de tratamento de água, bombas de retrolavagem dos filtros, sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e sistema de adensamento e desaguamento do lodo dos decantadores através de “bags”. Também fazem parte da estrutura a casa de química, sistema de estocagem e dosagem de produtos químicos (policloreto de alumínio, hipoclorito, cal, polímeros e flúor), reservatório elevado de água potável, sala de operação e laboratório, subestação elétrica e gerador a diesel.

Fonte: Buriti Jornalistas

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Nomeação – Juíza Aline Vasty Ferrandin assume a Comarca de Penha

07.08 – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou o nome da juíza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *