24.11 – De acordo com técnicos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da UNIVALI, com sede em Penha, a baleia encontrada morta na manhã de hoje, na Praia Alegre é da espécie Jubarte (Megaptera novaeangliae). A baleia foi encontrada por volta das 6h30, encalhada nas proximidades da quadra de futebol de areia.
A jubarte é uma fêmea juvenil de aproximadamente cinco metros de comprimento total. Ela está em avançado estágio de decomposição, o que impossibilita o exame de necropsia para resultados conclusivos sobre a causa de morte e condição de saúde. De acordo com análises preliminares, a morte ocorreu por volta de uma semana.
A equipe da Univali retornará ao local de encalhe para outras avaliações. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Unidade, mais informações serão divulgadas em breve.
Ainda não se sabe se a carcaça do animal será levada para um aterro sanitário, ou se os ossos serão entregues para o Museu Oceanográfico da Univali, de Balneário Piçarras.
Fotos: Márcia Trentini
Por: Vilmar Carneiro
Receba notícias direto no seu celular!Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!
