Home / Geral / Penha – Prefeito Aquiles da Costa anuncia criação da Comarca de Penha
Slider
Em homenagem ao ilustre catarinense falecido em 2017 o Fórum se chamará Ministro Teori Albino Zavascki

Penha – Prefeito Aquiles da Costa anuncia criação da Comarca de Penha




05.07 – O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), anunciou na noite de ontem, 4 – durante sua presença na sessão da Câmara de Vereadores, que a cidade irá se tornar uma Comarca do Poder Judiciário. Ela será instalada no prédio onde hoje abriga a Unidade Judiciária e que, a partir do dia 12 de agosto, passará a se chamar Fórum Ministro Teori Albino Zavascki.

“Nós temos marcado para o próximo dia 12 de agosto o ato que vai tornar a nossa cidade independente da Comarca de Balneário Piçarras”, adiantou o chefe do Poder Executivo Municipal. Burocraticamente, o ato depende de um despacho administrativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e que ocorrerá em reunião virtual na manhã desta quarta-feira, 6.

“Isso é um avanço sem precedentes para a nossa cidade. Muito, muitos duvidavam que jamais isso iria acontecer. Que a gente só iria conseguir esta unidade judiciária e iria morrer por aí mesmo”, acrescentou Aquiles, atribuindo a conquista aos esforços da desembargadora do TJPR, Rosana Fachin, “É a nossa madrinha, a nossa parceira do município de Penha – não tem questão político-partidária aqui”.

As áreas civil, criminal e familiar devem ser atendidas no Fórum de Penha, que ainda terá o nome de seus juízes confirmados pelo TJSC – assim como as promotorias, incumbência do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). As definições ocorrerão oficialmente nos próximos dias. Com a criação do Fórum, Penha também passará a ter uma Delegacia e Cartório de Registro de Imóveis

TEORI ZAVASCKI

O ministro Teori Zavascki, faleceu aos 68 anos de idade, sendo os quatro últimos de sua vida dedicados ao Supremo Tribunal Federal. Era uma quinta-feira, 19 de janeiro de 2017, quando o país foi surpreendido pela notícia de que o avião que transportava o ministro de São Paulo para Paraty (RJ), caiu no litoral sul fluminense com outras quatro pessoas a bordo. Após dois anos de investigação, o Ministério Público Federal concluiu que não havia indícios de crime para a queda da aeronave e o inquérito sobre o acidente foi arquivado.

Ele tomou posse em 29 de novembro de 2012 na Suprema Corte para assumir a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Cezar Peluso. Antes, cumpriu trajetória no Superior Tribunal de Justiça, entre 2003 e 2012, e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, o qual presidiu no biênio de 2001 a 2003.

Por: Felipe Franco, Jornal do Comércio

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Novo Fórum – Comarca de Penha é oficialmente instalada

12.08 – O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) oficializou a instalação da Comarca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *