Home / Geral / Penha – Prefeitura e Recicle confirmam início do serviço de coleta seletiva no município
Slider
A coleta será semanal em Armação, Gravatá e Centro e quinzenal em Santa Lídia, São Nicolau e Nossa Senhora de Fátima – Foto/Divulgação

Penha – Prefeitura e Recicle confirmam início do serviço de coleta seletiva no município




18.05 – A Prefeitura de Penha e a empresa Recicle by Veolia assinaram na tarde de segunda-feira, 16, termo aditivo ao atual contrato de concessão e que resultará na execução do serviço de coleta seletiva na cidade. A partir do próximo dia 31, plástico, metal, vidro e papel deverão ser acondicionados separadamente para o recolhimento específico. Não haverá acréscimo ao tarifário aplicado pela concessionária.

“Essa rubrica marca mais uma vitória da gestão em busca de uma cidade mais sustentável, a mesma que encampamos pela antecipação das metas de saneamento básico – em especial, de tratamento de esgoto. A coleta seletiva é um serviço que também exigirá a mudança dos nossos próprios hábitos do cotidiano”, pontua o prefeito, Aquiles da Costa. Um caminhão específico e identificado para Coleta Seletiva irá realizar o serviço.

O diretor Regional de Gestão de Resíduos e Limpeza Urbana da Veolia Brasil, Hanokh Yamagishi, confirmou que implantação do serviço não terá impacto na tarifa praticada, pois é uma iniciativa regional que reitera o compromisso da empresa de maximizar o desenvolvimento sustentável no Estado. “Contamos com a colaboração dos moradores, para que estejam dispostos a mudar seus hábitos, participando da coleta seletiva”, afirma.

A coleta seletiva em Penha terá frequência semanal nos bairros de Armação, Centro e no Gravatá. A coleta será quinzenal em Santa Lídia, São Nicolau e Nossa Senhora de Fátima. Os dias e horários da coleta seletiva podem ser conferidos no site da Recicle (www.reciclesc.com.br). A recomendação é que os moradores coloquem os sacos e demais materiais para a coleta seletiva no dia em que o caminhão passará no bairro, a fim de não misturar com a coleta de resíduos urbanos.

E para conscientizar os moradores sobre a importância da gestão correta dos resíduos, a empresa promove a campanha “Recicle Seus Hábitos”, com anúncios em outdoors, rádios, carros de som e redes sociais. “Queremos conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, pois é fundamental que os moradores saibam fazer a separação correta de seus resíduos. Preservar os recursos naturais e diminuir a geração de lixo é um dever de todos. Uma oportunidade de promover uma mudança de comportamento”, finaliza Aquiles.

O serviço reduzirá os impactos ambientais provocados pelo consumo, incentivando a separação e a destinação de materiais recicláveis, como plástico, papel, metal e vidro. A coleta seletiva também pretende diminuir o volume de lixo encaminhado aos aterros sanitários e economizar recursos naturais. “Ao prestarmos o serviço de coleta seletiva, estamos não apenas promovendo a limpeza urbana e o tratamento do lixo, mas melhorando a qualidade de vida da população local, fazendo o controle necessário para proteger a saúde pública e o meio ambiente”, conclui Hanokh.

Sobre a Recicle by Veolia

A Recicle by Veolia é uma empresa do Grupo Veolia, líder mundial em soluções de gestão de energia, água e resíduos para cidades e indústrias. Considerada uma das principais empresas de limpeza urbana de Santa Catarina, a Recicle by Veolia está presente nas cidades de Araquari, Balneário Piçarras, Barra Velha, Brusque, Navegantes e Penha, atuando em 15 municípios. Também é responsável pela administração de um CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos), localizado em Brusque, oferecendo soluções ambientalmente adequadas para a destinação dos resíduos produzidos na região, seguindo os mais altos padrões de qualidade internacional.

CRONOGRAMA DE COLETA

SEMANAL | ÀS TERÇAS-FEIRAS, ENTRE ÀS 5H E ÀS 13H30

– CENTRO (Rodovia Paulo Stuart Wright-Variante até a Rua Paraná e do lado esquerdo da Av. Eugênio Krause para a praia)

SEMANAL | ÀS QUARTAS-FEIRAS, ENTRE ÀS 5H E ÀS 13H30

– ARMAÇÃO (da Rua João Luiz Justino até a Rua Rio Grande do Sul, lado direito da Eugênio Krause e lado esquerdo da Av. Eugenio Krause até a Praia Grande)

SEMANAL | ÀS QUINTAS-FEIRAS, ENTRE ÀS 5H E ÀS 13H30

– CENTRO (da Rua Florianópolis até a Rua Paraná, lado direito da Av. Eugênio Krause) e GRAVATÁ (da Rua Timóteo Perfeito Flores na rotatória do Beto Carrero, Praia Vermelha, Olaria e Praia de São Miguel)

SEMANAL | ÀS SEXTAS-FEIRAS, ENTRE ÀS 5H E ÀS 13H30

– ARMAÇÃO (da Rua Jovino Manoel Francisco até a Avenida Alfredo Brunetti) e GRAVATÁ (da Rua Timóteo Perfeito Flores, na saída da Praia de São Miguel, até divisa com Navegantes e divisa da Santa Lídia)

QUINZENAL | AOS SÁBADOS, DAS 5H ÀS 13H30:

– SANTA LÍDIA, SÃO NICOLAU, SÃO CRISTÓVÃO, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Deu Câimbra – Turista estrangeiro é resgatado quando tentava nadar até a Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

01.07 – Por volta das 16h50 guarda-vidas do Posto 5 da praia de Balneário Camboriú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *