Home / Geral / Penha registra o melhor abastecimento de água em final de ano de sua história recente
Slider

Penha registra o melhor abastecimento de água em final de ano de sua história recente




04.01 – O final de ano em Penha, no litoral norte de Santa Catarina, promete entrar para a história da cidade quando o  assunto é distribuição de água. Habituada a registrar precariedade no abastecimento nesta época do ano, a capital do entretenimento, titulo angariado pela presença do parque Beto Carrero World,   não registrou contratempos no abastecimento de água entre o Natal de 2020 e os primeiros dias de 2021, período de maior circulação de visitantes. De 29 de dezembro a 3 de janeiro, a concessionária Águas de Penha distribuiu 69,8 milhões de litros de água, 19 milhões de litros a mais do que no mesmo período do verão passado.

De acordo com a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, o bom resultado foi fruto de planejamento, investimentos, muito trabalho e o engajamento da população. “Diferentes ações conjuntas resultaram na melhoria significativa em todo nosso sistema de abastecimento de água. Em dezembro de 2019, entregamos a Penha o reservatório do Mariscal, com capacidade de 2 milhões de litros de água, fundamental para a qualidade do abastecimento nesta temporada. Em dezembro de 2020, ampliamos a oferta com a entrega de uma Estação de Tratamento de Água”, explica. Além disto, a empresa empreendeu esforços, tanto em reforço de redes em pontos estratégicos do sistema, quanto em apoio para a população mais vulnerável, fazendo doações de caixas d’água para reservação. “Os moradores não podem abrir mão de uma caixa d’água em suas residências. É a parte que cabe ao usuário em todo sistema público de abastecimento”, reforça.

“O reservatório do Mariscal, associado ao incremento de vazão proporcionado pela ETA Penha, foi essencial para manter o sistema pressurizado durante todo o tempo. Durante o dia, a demanda de água é maior e à noite era reposto o estoque do reservatório, fazendo com que a cidade não sentisse precariedade durante os picos de consumo”, pontua Fernanda Barreto, gestora operacional da concessionária.

Construída em tempo recorde (apenas 75 dias) e inaugurada no início de dezembro, a ETA Penha tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a estação, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros, ligando a ETA ao reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em 2019.

“Foi uma grata surpresa ver água correndo na torneira neste final de ano”, afirma o professor universitário Gilberto Manzoni, representante da Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho e Poá (AMAPG). “Foi a primeira vez, em muitos anos, que não sentimos falta d´água”, acrescenta. Segundo ele, a melhoria  prova que, quando há planejamento e interesse, os bons resultados acontecem. “A concessionária está de parabéns pelas obras realizadas e os moradores reconhecem este esforço”, acrescenta.

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Mauricio Brockveld, a cidade teve um final de ano excelente no que se refere a abastecimento de água. “Não registramos reclamações de desabastecimento na comunidade”, diz. Para o vereador, as obras estruturais realizadas pela concessionária ao longo de 2020, como a ativação de novos poços artesianos e a construção da ETA Penha foram determinantes para que a cidade tivesse um dos melhores finais de ano da história recente em relação ao abastecimento. “Nós chegamos na temporada muitíssimo bem. Não faltou água a semana toda e não precisei usar o reservatório. Só temos a agradecer”, destaca Michele Coze, líder comunitária da localidade conhecida como Morro do CRED, no Santa Lídia.

Foto e fonte: Buriti Jornalistas

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Balneário Piçarras – Morre motorista atingido por viga durante o ciclone extratropical em Balneário Piçarras

16.08 – Morreu na tarde de ontem, o motorista Realci Silva de Andrade, de 30 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *