Home / Geral / TIRANDO ONDA: TRÊS ORCAS SÃO AVISTADAS ENTRE BOMBINHAS E ILHA DO ARVOREDO
Slider

TIRANDO ONDA: TRÊS ORCAS SÃO AVISTADAS ENTRE BOMBINHAS E ILHA DO ARVOREDO




23.12 – Um grupo de três orcas foi avistado no sábado por um grupo de mergulhadores, que navegava entre Bombinhas e a Ilha do Arvoredo. Os animais são raramente vistos próximo à costa – mas elas pareceram não se importarem com a presença do barco. Se aproximaram, e deram um show de acrobacias.

O piloto da embarcação disse que não avistava orcas na região há 10 anos. De longe, os mergulhadores pensaram que fossem golfinhos comuns. Mas, ao chegarem mais perto, viram os desenhos brancos na pele, característica das orcas. A hipótese mais provável é que estivessem em busca de alimento.

O pesquisador Jules Soto curador do Museu Oceanográfico da Univali, de Balneário Piçarras, confirmou que ver orcas tão próximo da costa é muito raro. Segundo ele, os espécimes da brasileira vivem a 200 quilômetros da orla.

Jules viu as fotos das orcas avistadas em Bombinhas e disse, no entanto, que não são espécimes brasileiras, mas argentinas. Segundo ele, é possível identificá-las pelo padrão das manchas na pele e que são típicas orcas patagônicas, de águas mais rasas, mas mais frias do que as nossas.

O pesquisador identificou que o grupo é formado por três fêmeas – uma mais velha, uma mais jovem e um bebê, possivelmente nascido no início da primavera, época em que nascem as orcas da Patagônia.Embora se pareçam com as baleias, as orcas são golfinhos – os maiores golfinhos que existem. Podem chegar a 9 metros de comprimento. A diferença mais evidente, entre elas e as baleias, está na boca: enquanto as baleias têm cerdas, as orcas têm dentes.

Orcas são animais inteligentes e curiosos.Jules Soto explica que elas têm um sistema nervoso muito complexo, que as torna mais inteligentes que chimpanzés ou golfinhos comuns.  Orcas são excelentes caçadoras, o que as fez ganhar fama de “baleias assassinas”. Mas não representam risco algum ao ser humano, porque vivem muito longe das praias.

 Texto: Dagmara Spautz

Foto: Cibele Sanches

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Balneário Piçarras: Câmara de Vereadores aprova proibição de álcool e tabaco nos prédios esportivos

21.10 – Na última terça-feira (19), a Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras aprovou por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *