Home / Policia / Na gaiola: Operação de combate ao tráfico de animais silvestres cumpre mandados em SC, SP e RS
Slider

Na gaiola: Operação de combate ao tráfico de animais silvestres cumpre mandados em SC, SP e RS




23.11 – A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta segunda-feira (23) a “Operação Bioma” para combater crimes contra a fauna e tráfico de animais silvestres. No total, são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão em municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os alvos são comerciantes irregulares, intermediadores, caçadores, fomentadores do tráfico animal e encarregados de falsificar anilhas e documentação para o crime. A ação é da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais (DRCA) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Em Santa Catarina, as ações ocorrem em 15 cidades: Itajaí, Itapema, Penha, Biguaçu, Antônio Carlos, Tijucas, Balneário Camboriú, Joinville, Timbó, Guabiruba e Blumenau.

Segundo a Polícia Civil, a organização caça, mantém em cativeiro, transporta e revende espécies da fauna nacional. Imagens divulgadas pela polícia obtidas durante as investigações mostram os traficantes divulgando filhotes de aves e outros animais acondicionados em porta-malas de veículos e em locais insalubres.

Além da captura ilegal, dos maus-tratos e mortalidade durante o transporte, da comercialização por preços altos, das fraudes contra compradores, o mercado irregular traz prejuízo ao meio ambiente. Segundo a delegada Beatriz Ribas, a retirada dos animais do habitat natural gera desequilíbrios aos ecossistemas de origem.

Durante a operação, a Polícia Civil de Santa Catarina teve o apoio da Polícia Civil de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Também participam das ações o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os envolvidos podem responder por crimes de associação criminosa, maus tratos a animais, caça de espécies da fauna silvestre, falsidade documental entre outros delitos.

Fonte: G1 SC

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Barra Velha – Caminhonete recém-roubada é recuperada na BR-101

16.08 – Na noite de ontem (15), policiais rodoviários federais recuperaram, na BR-101 em Barra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *