Home / Política / Eleições 2020: Saiba como e onde denunciar irregularidades nas eleições
Slider

Eleições 2020: Saiba como e onde denunciar irregularidades nas eleições




14.11 – Além de votar e escolher o novo prefeito e os novos vereadores, o eleitor tem outro papel fundamental durante as eleições: o de fiscalizador.

Todos os cidadãos podem denunciar a veiculação de notícias falsas, a realização de bocas de urna, entre outras ações proibidas durante o pleito municipal. E para isso, há vários canais pelos quais os eleitores podem fazer as denúncias.

Aplicativo Pardal

O Pardal é um aplicativo da Justiça Eleitoral Brasileira que incentiva os eleitores a atuarem como fiscais nessas eleições. Com o app, que pode ser instalado em dispositivos iOS e Android, é possível denunciar irregularidades em tempo real.

O próprio aplicativo elenca o que é permitido e o que é proibido durante as eleições para facilitar as denúncias pelo eleitor. Para este ano, foram implantadas novidades, como a disponibilização de um link específico para que o denunciante possa registrar as denúncias diretamente no Ministério Público Eleitoral de cada estado.

Ministério Público Eleitoral

O Ministério Público Eleitoral (MPE) também recebe denúncias de irregularidades tanto no período das eleições quanto fora dele.

Para isso, o eleitor deve obter provas do ato irregular (testemunhas, fotos, vídeos, documentos etc.) e informá-las aos procuradores regionais eleitorais ou aos promotores eleitorais. Em Joinville, as denúncias podem ser comunicadas ao Ministério Público de Santa Catarina.

Ouvidoria do TRE

Outra forma de denunciar irregularidades é por meio da Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para isso, é preciso preencher um formulário eletrônico com dados pessoais e o relato da denúncia.

WhatsApp

O TSE também tem um canal no WhatsApp para receber denúncias e resolver dúvidas dos eleitores. A Justiça Eleitoral incentiva o eleitor a denunciar se receber mensagens suspeitas e disparos em massa, o que é proibido. Para conversar com o TSE pelo WhatsApp, é possível adicionar o número +55 61 9637-1078 na lista de contatos do app.

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Penha – Tiago Dionísio Moser é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável

26.07 – Tiago Dionísio Moser é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Penha. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *