Home / Variedades / Natureza: Galinha “adota” filhote órfão de aracuã no Zoobotânico de Brusque
Slider

Natureza: Galinha “adota” filhote órfão de aracuã no Zoobotânico de Brusque




27.11 – Um pequeno filhote órfão de aracuã foi adotado por uma galinha no Parque Zoobotânico de Brusque. A informação foi divulgada pela equipe do local na quarta-feira, 25.

Segundo a médica veterinária e responsável técnica do Zoo, Milene Pugliese Zapala, o filhote de aracuã-escamoso (Ortalis squamata) chegou no Zoobotânico no dia 26 de outubro.

O pequeno aracuã logo se apegou a equipe e passou a se alimentar apenas com uma pessoa por perto. Ela explica que isto ocorre devido ao “imprinting”, que é a ligação social gerada pelo animal reconhecer humanos como seus pais.

Contudo, antes de soltar uma ave, ou até mesmo unir ela com outras da mesma espécie que estão no zoo, é necessário aproximá-la de outra ave.

Então, no dia 30 de outubro o filhote foi aproximado de uma galinha choca. Em menos de dois dias ele foi aceito por ela.

Hoje, com um mês de vida, o filhote permanece com a mãe adotiva. Com ela, ele aprendeu a buscar alimento ciscando. Segundo Milene, a equipe agora evita o contato com o aracuã para que ele não seja domesticado.

Milena ressalta que a junção da galinha pode ser feita também com outras espécies de galliformes e anseriformes órfãos, mas que isto não é tão comum. “Depende muito da espécie. Como o aracuã e a galinha se alimentam de forma parecida, fizemos esta aproximação”.

 

Receba notícias direto no seu celular!
Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News"



Participe do grupo "Noticias Região do Carneiro News" no Telegram!

Sobre Vilmar Carneiro

Vilmar Carneiro
Formado em Jornalismo pela Univali - Universidade do Vale de Itajaí. Passagens profissionais por: Rede de Comunicação Eldorado (RCE/TV- Itajaí), Jornal de Santa Catarina (Agencia RBS/Notícias), Jornal A Notícia, Diário do Litoral (Diarinho) e diretor de jornalismo da extinta Rádio Aquarela FM.

Confira também

Conheça a história de 1º de abril, Dia da Mentira

01.04 – Histórias, “causos”, balelas, invencionices ou, simplesmente, mentiras. Celebradas no dia de hoje – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *