Sexta, 25 de Setembro de 2026
19°

Tempo limpo

Penha, SC

Geral Temporal

Madrugada de chuva forte com granizo derruba árvore em Blumenau

Chuva forte nas últimas 24 horas caiu em praticamente todo o Vale do Itajaí nesta quarta-feira (27). Defesa Civil de Santa Catarina mantém alerta de ciclone.

27/09/2023 às 08h49
Por: Carneiro News Fonte: ND+
Compartilhe:
Foto/Divulgação/BMSC
Foto/Divulgação/BMSC

27.09 - A madrugada desta quarta-feira (27), foi marcada pela chuva intensa. Houve relatos de granizo e até uma árvore foi derrubada sobre uma via importante da região sul de Blumenau, no Vale do Itajaí. Era por volta das 06h quando equipes da Defesa Civil foram chamadas para remover a vegetação que deixou parte da rua Emílio Tallmann em meia pista.

Segundo o AlertaBlu, sistema de monitoramento meteorológico da prefeitura de Blumenau, houve cerca de 31,8 milímetros de chuva na região da Nova Rússia, onde ficam as nascentes de alguns dos ribeirões que cortam a região sul da cidade.

Conforme a Defesa Civil de Blumenau, apenas quatro ocorrências foram registradas com relação à chuva na cidade até o começo da manhã desta quarta-feira (27).

Além da queda de árvore, houve a queda de muro em uma casa na rua dos Pescadores, no bairro da Velha Central; entrega de lona para moradores de uma casa na rua Giovani Pacheco, no bairro Fortaleza, devido a infiltração de água em residências; além de três registros de alagamentos em vias públicas de diversos pontos da cidade.

O bairro de Blumenau onde mais choveu nas últimas horas, entretanto, foi o Fidélis, com cerca de 52,4 milímetros, segundo o AlertaBlu. O órgão municipal ainda emitiu um alerta meteorológico com relação a chuvas intensas que podem ocorrer ainda nas próximas horas.

“Novos núcleos de chuva associadas ao avanço da frente fria sobre SC seguem avançando quadrante oeste em direção à região de Blumenau. Nas próximas 2 horas, mantém-se a condição para pancadas de chuva com trovoadas e risco para temporais isolados, sobretudo no setor norte do Município. Em caso de ocorrência, ligue 199 ou 193”, afirma a nota divulgada no início desta manhã, assinada pelo meteorologista Gabriel Cassol.

Outras cidades tiveram chuva intensa

O Corpo de Bombeiros Militar tanto da região de Blumenau quanto da região de Rio do Sul comunicou que não houve chamados relacionados a estragos em decorrência da ação do tempo nas últimas horas no Vale do Itajaí.

No Alto Vale, os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio não registraram chamados relacionados à chuva, mas estavam cientes de uma queda de barreira na localidade Pinheiro Alto.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, no início da manhã desta quarta-feira (27), várias cidades da região tiveram uma média considerável de chuva. Destaque para Presidente Nereu, Pomerode, Timbó e Benedito Novo.

Defesa Civil mantém alerta

Para esta quarta-feira (27), segue o alerta para um novo ciclone extratropical que se forma no oceano e pode provocar tempestades com raios, rajadas de vento, granizo e chuva pontualmente intensa.

Podem ocorrer temporais que começam a partir do Oeste do Estado e que se deslocam para as demais regiões do Estado ao longo da manhã e da tarde. Segundo o alerta, o risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos de árvores e alagamentos pontuais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.