
30.09 - Principal pauta de ontem (29), da Assembleia de prefeitos do mês de setembro da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) foi a mobilidade na BR-101 no trecho que compreende Tijucas à Barra Velha. Além dos prefeitos estiveram presentes na reunião, o diretor de operações Sul, Antônio Cesar Ribas Sass, da Arteris Litoral e o especialista em regulamentação, Orlei Damázio, da ANTT.
Durante o encontro, os prefeitos solicitaram com urgência soluções para o caos no trânsito na BR-101, que vem registrando enormes engarrafamentos nos horários de pico na rodovia federal, em pontos de entroncamentos de Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha.
Medida Paliativa
Orlei Damázio ilustrou que o projeto para resolução do problema de mobilidade do trecho projetado em três fases. A primeira, seria a liberação provisória dos acostamentos como terceira pista, em certos trechos e determinados horários. A segunda, seria manter o projeto que a Arteris apresentou na ação civil pública do km 106 (Penha) ao km 129 (Camboriú) com a criação da terceira faixa. Já a terceira fase, seria desenvolver um projeto do trecho, que ficou fora do primeiro projeto, ampliando e envolvendo os municípios desde Balneário Piçarras até Porto Belo.
A liberação do acostamento seria implantada já no início da alta temporada de verão 2023/2024, quando o fluxo de veículos fica extremamente alto e quilômetros de filas se formam.
Vale lembrar, que em momentos de pico e finais de semana, leva-se mais de duas horas para percorrer o trecho entre Penha e Balneário Camboriú.
Não será convocado Presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Diego Matiello, quebra duas costelas na cara do gol em Barra Velha
Covardia em BV Motorista atropela menino de três anos em Itajuba e foge do local
Geral Mega-Sena acumula para R$ 52 milhões; veja os números sorteados
Colisão fatal Motorista foge da PM, invade contramão e morre após bater contra caminhão de lixo na BR-280 em Jaraguá do Sul
Sai da frente!!! Escuna corta a frente de cargueiro e provoca buzinaço no canal de Itajaí
Vai pra faca Dr. Elcio (MDB, ex-prefeito de Camboriú, deve passar por cirurgia após acidente em Barra Velha Mín. 19° Máx. 23°

