
04.10 - A chuva volumosa registrada nesta quarta-feira (4) provoca prejuízos em Santa Catarina. Casas foram destelhadas, alagadas e ficaram sem energia elétrica. Em Chapecó, maior cidade do Oeste, uma motociclista ficou ferida depois que bateu contra galhos em uma rua.
Também há registro de queda de árvores por conta dos ventos. Os municípios avaliam a abertura de abrigos ao longo do dia.
O estado está em atenção para o risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil, a chuva pode superar os 100 milímetros em algumas regiões nesta quarta.
Os temporais ocorrem por conta do avanço de frente fria que passa pelo Sul do país, além da influência de um sistema de baixa pressão presente no Paraguai (veja o vídeo mais abaixo).
Oeste de SC
De acordo com a Defesa Civil de Chapecó, 16 residências foram destelhadas no final da tarde de terça no bairro Santo Antônio. Lonas foram distribuídas durante a madrugada. Ao longo da noite, 200 locais ficaram sem energia por conta de placas metálicas atingiram a rede elétrica.
Em Vargeão, galhos de árvore caíram na BR-153, entre trevo da Campina da Alegria e Irani, por volta das 2h desta quarta.
Serra de SC
Na cidade de Curitibanos, seis casas ficaram alagadas por conta da chuva volumosa na região. Moradores foram retirados com a ajuda dos bombeiros por volta das 5h desta quarta. Não houve feridos.
Vale do Itajaí
Em Blumenau, uma casa foi destelhada e os bombeiros registraram uma queda de árvore no bairro Velha Central. O município monitora os níveis dos rios na região.
Grande Florianópolis
Em Florianópolis, a chuva persistente durante toda a madrugada deixou diversas vias alagadas. Há pontos de água sobre a pista na Avenida Beira-Mar Norte, além da BR-282. Até a última atualização do texto, não havia registro de acidentes ou ocorrências por conta do tempo.
Alerta
Santa Catarina permanece em estado de alerta com a previsão de chuva intensa, com acumulados que podem chegar ao 100milímetros nesta quarta-feira (4), podendo causar alagamentos em boa parte do Estado. A previsão inclui ainda a possibilidade de queda de granizo e rajadas fortes de vento, podendo passar dos 60km/h, segundo a Epagri.
Essa condição, que começou no Oeste na terça-feira (3), se estende por todo o Estado no decorrer desta quarta-feira (4), quando uma frente fria passa por Santa Catarina, derrubando as temperaturas. No Planalto Sul, por exemplo, a mínima deve ser de 11°C. Já a menor máxima é na Grande Florianópolis, onde as temperaras não devem passar dos 18,5°C.
Confira as temperaturas em cada região do Estado:
Extremo Oeste: 15°C – 25°C
Oeste: 12°C – 24,4°C
Meio-Oeste: 12,1°C – 23°C
Planalto Sul: 11,7°C – 20,1°C
Litoral Sul: 12,2°C – 20,7°C
Vale do Itajaí: 13,1°C – 20,5°C
Grande Florianópolis Serrana: 12,5°C – 18,5°C
Grande Florianópolis Litorânea: 12,5°C – 20,1°C
Planalto Norte: 12,9°C – 23,7°C
Litoral Norte: 15°C – 21,7°C
Volumes de chuva podem superar os 100 mm
Segundo a Defesa Civil, são esperados volumes que podem superar 100 milímetros, sobretudo nas áreas em laranja do mapa abaixo, que incluem parte da Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Oeste. Nestas regiões o risco é alto para enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Nas áreas em amarelo, o risco é moderado.
Não será convocado Presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Diego Matiello, quebra duas costelas na cara do gol em Barra Velha
Covardia em BV Motorista atropela menino de três anos em Itajuba e foge do local
Geral Mega-Sena acumula para R$ 52 milhões; veja os números sorteados
Colisão fatal Motorista foge da PM, invade contramão e morre após bater contra caminhão de lixo na BR-280 em Jaraguá do Sul
Sai da frente!!! Escuna corta a frente de cargueiro e provoca buzinaço no canal de Itajaí
Vai pra faca Dr. Elcio (MDB, ex-prefeito de Camboriú, deve passar por cirurgia após acidente em Barra Velha Mín. 19° Máx. 23°

