Domingo, 27 de Setembro de 2026
19°

Tempo nublado

Penha, SC

Geral Manifestação

Barra Velha - Familiares e amigos fazem protesto pela morte da menina Sofia

Na noite de ontem (2) amigos e familiares da menina Sofia Emanuelli Ribeiro Pereira, de 4 anos, que morreu no domingo (31), em decorrência do agravamento de um quadro de dengue hemorrágica, fizeram protesto pedindo investigações e o afastamento dos profissionais da saúde da cidade de Barra Velha. Há suspeitas de que houve negligência médica durante o atendimento da menina.

03/04/2024 às 09h42
Por: Carneiro News Fonte: Juvan de Souza Neto/Felipe Franco
Compartilhe:
Foto/Felipe Franco/JC
Foto/Felipe Franco/JC

03.04 – Na noite de ontem (2) amigos e familiares da menina Sofia Emanuelli Ribeiro Pereira, de 4 anos, que morreu no domingo (31), em decorrência do agravamento de um quadro de dengue hemorrágica, fizeram protesto pedindo investigações e o afastamento dos profissionais da saúde da cidade de Barra Velha. Há suspeitas de que houve negligência médica durante o atendimento da menina.

A manifestação popular teve início no plenário da Câmara de Vereadores de Barra Velha e o clima era de revolta e tristeza. Vários manifestantes usavam camisetas brancas com os dizeres “Justiça por Sofia”.

O caso

Com febre alta, Sofia foi levada para o PA 24h da cidade por três vezes. A primeira no dia 27, depois no dia 29 quando o médico teria diagnosticado gastroenterite bacteriana e dengue, mas não foram feitos exames. Foram receitados antibióticos e a criança foi liberada. Por último no dia 31, quando o quadro já era grave, a menina foi reanimada e levada para o hospital São José em Jaraguá do Sul, onde faleceu na UTI no dia seguinte.

Investigações e exonerações

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi acionado e está investigando o caso. O promotor, Renato Maia de Faria, já solicitou explicações à Prefeitura de Barra Velha.

O prefeito em exercício, Daniel Pontes (PSD), determinou abertura de sindicância e afastou o médico que atendeu Sofia, além de exonerar o secretário de Saúde, Rogério Pinheiro.    

A decisão, segundo Daniel Pontes, foi tomada em conjunto com o ex-secretário a fim de que as atividades de investigação promovidas pelo Município não sofram interferências, buscando resguardar a pessoa do ex-secretário, enquanto se desenvolve o procedimento administrativo de apuração dos fatos.

Na frente do PA 24h

Após a manifestação na Câmara de Vereadores, na noite de ontem, o prefeito Daniel Pontes compareceu à manifestação popular e reuniu-se na área externa do Pronto Atendimento 24h de Barra Velha, no Centro, e diante da mobilização comunitária, confirmou a exoneração do secretário de Saúde da Prefeitura, Rogério Pinheiro.

Daniel Cunha comprometeu-se a acompanhar mais de perto a situação do andamento do Pronto Atendimento e disse que neste momento não irá alterar outros integrantes da equipe, mantendo o secretário adjunto Maurício Coimbra na condição agora de titular da Saúde, até que, segundo Daniel, seja definida uma pessoa com a qualificação técnica para o cargo de secretário.

Daniel detalhou as dificuldades que vem encontrando desde que assumiu a Prefeitura. O prefeito falou dos recursos da saúde, reconheceu as limitações de estrutura e ouviu a comunidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.