02.07 - Uma série de denúncias de maus-tratos contra animais está mobilizando as comunidades de Barra Velha e Balneário Piçarras. Segundo ativistas, na divisa entre Medeiros e Medeirinhos, junho teve aumento de animais mortos e abandonados, muitos com sinais de tortura.
A ativista A.P. suspeita que os animais estejam sendo usados em rituais de magia negra, dada a forma como são encontrados. Gi Guimarães, da ONG Love Pet, denunciou um morador que praticava zoofilia, crime de manter relações sexuais com animais.
A situação levou a Fundação do Meio Ambiente a anunciar uma audiência pública nesta sexta-feira, dia 5, na Câmara de Vereadores de Barra Velha, às 16h, para ouvir ONGs, ativistas e a comunidade e propor soluções.
As ativistas criticam a falta de ação das autoridades. Gi Guimarães cobra mobilização da sociedade. “A causa está completamente abandonada em Barra Velha”, afirma.
Moradores filmaram a situação e enviaram ao DIARINHO. Cleo Veríssimo, do Projeto Ambiental Mãe Terra, destaca que a Quinta dos Açorianos é frequentemente usada para soltar ou descartar animais mortos devido à sua localização isolada.
Rodrigo Renan Medeiros, secretário de Saúde de Balneário Piçarras, disse que o município busca parceria com a Polícia Civil para investigar e punir os responsáveis. Ele destacou o programa de castração, que já atendeu 400 animais no primeiro semestre deste ano, com meta de 150 por mês.
Em Barra Velha, Kaiann Barentin, presidente da Fundema, afirmou que a ouvidoria recebeu denúncias de um suposto matador de animais, mas moradores negaram tal prática. Barentin explicou que a área isolada facilita o abandono de animais, comum em zonas rurais.
Barentin também mencionou que os sinais nos animais podem ser devidos a ataques de urubus, não necessariamente sendo de rituais. A ouvidoria do município segue à disposição para denúncias.
Mín. 17° Máx. 24°