04.07 – No início da manhã de hoje (4), a traineira Primavera XVI naufragou ao tentar sair da Barra de Laguna, em Laguna. O pesqueiro itajaiense bateu em um banco de areia e virou. Todos os 17 tripulantes se salvaram sem ferimentos.
De acordo com informações do portal de notícias “Agora Laguna”, o naufrágio aconteceu nas primeiras horas desta quinta-feira, nas proximidades da boca da Barra, Mar Grosso. O pesqueiro tinha como destino o porto de Itajaí.
A rede do barco, que é muito pesada, teria corrido para um lado e fez a embarcação, que estava encalhada no banco de areia, virar e naufragar. Os tripulantes conseguiram sair do barco com vida. Eles usaram o caico (embarcação menor de apoio para o cerco de cardumes) do próprio Primavera para chegar na praia.
Pescadores locais afirmaram que a Barra de Laguna vem enfrentando muitos problemas. Eles apontam que há muitos bancos de areia no canal da barra e, em dias de mar agitado, as ondulações são grandes e colocam em risco para as embarcações que querem entrar ou sair do porto da cidade.
A Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna irá apurar as causas do acidente. Os nomes dos tripulantes não foram divulgados.
O armador já acionou o resgate para retirar a embarcação e o apetrecho de pesca da água.
Portal IDP
De acordo com Marcelo Alcioni da Silva, do portal Informações da Pesca (IDP), o naufrágio aconteceu por volta da meia-noite. O barco Primavera XVI já teria sofrido danos na hélice quando chegou a Barra de Laguna ao bater num banco de areia. Após descarregar o pescado no porto da cidade, a tripulação logo voltou pro mar para fazer a manutenção.
Como o barco retornava com menos peso, ele teria acertado outro banco de areia e em seguida veio uma onda forte, fazendo com que o barco virasse. Marcelo ainda salientou que a rede de pesca da traineira é bem pesada, facilitando a virada da embarcação.
O IDP destacou que pescadores enfrentam muitos problemas na Barra de Laguna para acessar o porto, já que no local há muitos bancos de areia. Outro alerta é para dias mais agitados, as ondulações ficam maiores e trazem risco para as embarcações que entram e saem da Barra.
Mín. 21° Máx. 28°