Quarta, 17 de Julho de 2024
15°

Tempo limpo

Penha, SC

Eventos Naufrágio

Traineira Primavera XVI, de Itajaí, naufraga na Barra de Laguna

A traineira Primavera XVI, ao tentar sair da Barra de Laguna em direção a Itajaí nesta madrugada, acabou batendo em um banco de areia, abriu água e naufragou. Todos tripulantes foram salvos com vida.

04/07/2024 às 11h32 Atualizada em 04/07/2024 às 18h51
Por: Carneiro News Fonte: Portal Agora Laguna
Compartilhe:
Foto/Portal Agora Laguna
Foto/Portal Agora Laguna

04.07 – No início da manhã de hoje (4), a traineira Primavera XVI naufragou ao tentar sair da Barra de Laguna, em Laguna. O pesqueiro itajaiense bateu em um banco de areia e virou. Todos os 17 tripulantes se salvaram sem ferimentos.  

De acordo com informações do portal de notícias “Agora Laguna”, o naufrágio aconteceu nas primeiras horas desta quinta-feira, nas proximidades da boca da Barra, Mar Grosso. O pesqueiro tinha como destino o porto de Itajaí.

A rede do barco, que é muito pesada, teria corrido para um lado e fez a embarcação, que estava encalhada no banco de areia, virar e naufragar. Os tripulantes conseguiram sair do barco com vida. Eles usaram o caico (embarcação menor de apoio para o cerco de cardumes) do próprio Primavera para chegar na praia.  

Pescadores locais afirmaram que a Barra de Laguna vem enfrentando muitos problemas. Eles apontam que há muitos bancos de areia no canal da barra e, em dias de mar agitado, as ondulações são grandes e colocam em risco para as embarcações que querem entrar ou sair do porto da cidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

 A Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna irá apurar as causas do acidente. Os nomes dos tripulantes não foram divulgados.

O armador já acionou o resgate para retirar a embarcação e o apetrecho de pesca da água.

Portal IDP

De acordo com Marcelo Alcioni da Silva, do portal Informações da Pesca (IDP), o naufrágio aconteceu por volta da meia-noite. O barco Primavera XVI já teria sofrido danos na hélice quando chegou a Barra de Laguna ao bater num banco de areia. Após descarregar o pescado no porto da cidade, a tripulação logo voltou pro mar para fazer a manutenção. 

Como o barco retornava com menos peso, ele teria acertado outro banco de areia e em seguida veio uma onda forte, fazendo com que o barco virasse. Marcelo ainda salientou que a rede de pesca da traineira é bem pesada, facilitando a virada da embarcação. 

O IDP destacou que pescadores enfrentam muitos problemas na Barra de Laguna para acessar o porto, já que no local há muitos bancos de areia. Outro alerta é para dias mais agitados, as ondulações ficam maiores e trazem risco para as embarcações que entram e saem da Barra. 

 

  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Penha, SC Atualizado às 21h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 20°

Qui 18°C 15°C
Sex 20°C 15°C
Sáb 19°C 14°C
Dom 19°C 15°C
Seg 22°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio