Quarta, 04 de Dezembro de 2024
21°

Tempo nublado

Penha, SC

Geral Inscrições reabertas

Concurso público para educação em SC inclui reserva de vagas após decisão judicial

Agora, há cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, conforme determinação da Justiça.

30/07/2024 às 08h39
Por: Carneiro News Fonte: Secom
Compartilhe:
Foto/Ilustrativa
Foto/Ilustrativa

30.07 - O concurso público para seleção de candidatos para a rede estadual de ensino de Santa Catarina teve a inclusão de reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas ou quilombolas. As erratas foram publicadas após decisão judicial.

Com isso, de acordo com a Universidade Regional de Blumenau (FURB), organizadora do certame, a determinação foi cumprida e os candidatos podem continuar a se inscrever.

Na noite de quarta (24), o Poder Judiciário determinou a suspensão do concurso e ordenou que fossem feitas adequações nos editais, relacionadas à reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. As erratas foram publicadas no sábado (27).

Continua após a publicidade
Anúncio

A FURB informou que os candidatos que já fizeram a inscrição, mas queiram entrar na reserva de vagas podem fazer a alteração com usuário e senha dentro do sistema.

A universidade disse ainda que a Justiça será comunicada sobre a publicação das erratas em breve.

A Procuradoria-Geral do Estado não se manifestou novamente sobre o processo. Na quinta (25), o órgão disse em nota que "O Estado de Santa Catarina entende que a medida determinada judicialmente depende de autorização legislativa, inexistente no âmbito estadual e que já foi, inclusive, objeto de projeto de lei rejeitado por decisão soberana da Assembleia Legislativa" e que "adotará as providências jurídicas próprias".

A Defensoria Pública de Santa Catarina, que entrou com o processo judicial, disse que a PGE entrou com recurso.

O concurso

O concurso público do governo de Santa Catarina busca preencher 6,5 mil vagas para a educação. A expectativa é de chamamento de até 10 mil profissionais.

São oportunidades para professores e trabalhadores para as áreas administrativas e pedagógicas, entre assistentes de educação, assistentes técnico-pedagógicos e especialistas.

As vagas são para escolas públicas da rede estadual nos 295 municípios do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.