
19.04 - Acontece neste domingo de Páscoa (20), às 19h30, na igreja matriz, a Missa do Envio da 189ª Festa do Divino Espírito Santo, da Paróquia de Nossa Senhora da Penha. Thiago Felício Adriano e Eduarda Manoela dos Santos Adriano, eleitos no ano passado, imperador e imperatriz de 2025, receberão as bençãos do pároco padre Josué de Brito Souza para o início da evangelização com a visita da bandeira do Divino.
Thiago e Eduarda, moradores do Centro de Penha, sucedem Nikolas Amorim Galiatsatos e Larissa Laís Neves Bussi Galiatsatos que foram coroados os responsáveis pela evangelização e da festa do ano passado.
Missa de Envio
A celebração é feita com objetivo de abençoar a peregrinação do imperador, imperatriz, foliões, comitiva imperial e a bandeira da evangelização, que farão a visita do Divino nos lares dos devotos da região. Durante o Peditório, cantos de louvor, orações e os versos de improvisos dos foliões fazem parte do ritual.
A festa agrega não só devotos da cidade de Penha, mas também dos municípios vizinhos de Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes, Itajaí e outros da região.
Tradição e religiosidade
As tradições açorianas como a Festa do Divino estão presentes na cultura catarinense até hoje e chegaram no litoral de Santa Catarina entre os anos de 1748 e 1756. A festa de Penha sempre se manteve viva desde 1837, tendo como primeiro imperador Manoel José Anacleto Corrêa. O período de ocorrência da Festa se dá durante o Pentecostes, 50 dias depois do domingo de Páscoa e a sete dias do ato litúrgico da Ascensão de Jesus. Neste dia, ocorre a coroação do Imperador, figura onipresente em todas as festas do Divino, e a missa solene da coroação.
Patrimônio Imaterial
A Festa do Divino de Penha é patrimônio cultural de natureza imaterial do município, desde 2018 quando foi aprovado pela Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Ordinária nº 17/2018.
Família Coroada
Thiago Felício Adriano, é natural de Penha e morador do Centro da cidade. Eduarda Manoela dos Santos Adriano é natural de Navegantes e desde criança já vivia a tradição da Festa do Divino.
Thiago é de família devota do Divino e tradicional de Penha. Ele esperava ser sorteado por três anos. Thiago é bisneto de Felício João Adriano, coroado em 1.942. Neto de Evilásio Adriano (Nem) e de Ivone Nympha Maia Adriano, que por décadas cediam sua residência durante o Tríduo Festivo como a Casa Imperial. Desde os seus primeiros anos de vida, Thiago vive esta tradição quase bicentenária no lar de seus avós paternos.
Na família de Felício João Adriano já foram coroados: Pedro Leite da Rocha (genro), Pedro Leite da Rocha Filho (neto), Maíra Rocha Bressanini (bisneta) e Walmor José da Silva (neto).
“A peregrinação com a Bandeira do Divino Espírito Santo é um momento muito especial para os devotos. Ela simboliza a presença de Deus, entrando nos lares, levando bênçãos, paz e renovação espiritual. É uma forma de evangelizar e de reavivar a fé das famílias, criando laços de união e esperança.
O que eu espero com essa caminhada é que cada lar sinta a presença viva do Espírito Santo, que pessoas sejam tocadas, renovadas e motivadas a viver a fé com mais amor. Que esse gesto simples traga união, esperança e fortaleça os valores que nos mantêm como filhos do Senhor”, afirma Eduarda Manoela.
“Estamos felizes em dar início à caminhada de evangelização. Este é o momento do início da festa. Que o Divino Espírito Santo ilumine os nossos passos e que possamos levar a mensagem de amor ao próximo em todos os lares visitados. Sei que muitas famílias estão aguardando ansiosamente nossa comitiva. Queremos poder levar um pouco de paz, alegria e fé para os devotos. Agradeço ao Divino Espírito Santo por escolher minha família, para que nesse ano fossemos os seus mensageiros”, enfatiza Thiago Felício.
Festa de 2025
Thiago e Eduarda serão coroados no dia 8 junho, no domingo de Pentecostes de 2025. Neste dia festivo, na missa das 10h, ele será coroado. A festa acontece de 29 de maio à 9 de junho. Do dia 29 ao dia 6 de junho acontecem as novenas, com início sempre as 19h30. O Tríduo Festivo será nos dias 7, 8 e 9 de junho.






Futsal Penha 2026 Flexa Negra entra em quadra amanhã pelo Sub-12 e Sub-16 no Municipal de Futsal de Penha
Correria da boa Cristiano Alexandrina será Penha na 35ª edição das Dez Milhas Garoto no Espírito Santo
Saúde Saúde do Pescador terá nova edição amanhã no Posto de Saúde do bairro Armação do Itapocoroy
Mín. 15° Máx. 24°

