20.06 - A Secretaria de Saúde de Penha deu início a campanha de vacinação contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, com a aplicação da ‘dose zero’ disponibilizada recentemente pelo Ministério da Saúde. Crianças com idade entre 6 e 11 meses devem se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde.
A vacina, habitualmente aplicada em crianças de 1 ano de idade, foi adiantada devido ao alto número de casos de sarampo confirmados nas Américas. Crianças entre 6 e 8 meses devem receber a vacina dupla viral (sarampo e rubéola), enquanto crianças de 9 a 11 meses receberão a vacina tríplice viral (sarampo rubéola e caxumba).
O município vai buscar saber o número das crianças dessa faixa etária no Sistema Único de Saúde para receber a vacina, que é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Até o mês de abril, o Ministério da Saúde registrou 2.325 casos confirmados nas Américas, incluindo quatro óbitos. Esse cenário evidencia a necessidade urgente de reforçar as estratégias de vacinação e vigilância epidemiológica para prevenir a reintrodução e disseminação do sarampo na região.
Em Santa Catarina, a distribuição da vacina ocorrerá em municípios de fronteira com Argentina e cidades turísticas, universitárias, litorâneas e/ou de alto fluxo.
Mín. 14° Máx. 20°