Sexta, 25 de Setembro de 2026
19°

Parcialmente nublado

Penha, SC

Saúde Saúde

Sancionado projeto que cria o programa SAMU em Penha

O serviço de Penha ficará integrado à Central de Regulação de Urgências de Itajaí, que é responsável pelo despacho das ocorrências pelo telefone 192, garantindo que os atendimentos sigam o fluxo regionalizado.

12/09/2025 às 11h43
Por: Carneiro News
Compartilhe:
Foto/Ilustrativa
Foto/Ilustrativa

O prefeito de Penha, Luiz Américo Pereira, sancionou na quarta-feira, 10, o projeto de lei que institui oficialmente o programa do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O serviço contará com base descentralizada, ambulância, equipe multiprofissional capacitada e integração com a Central de Regulação em Urgências (CRU), localizada em Itajaí.

“Estamos dando um passo histórico para garantir mais agilidade e qualidade no atendimento às urgências. O SAMU Penha reforça nosso compromisso com a vida e com a segurança da população, colocando a cidade em um novo patamar de assistência em saúde”, pontua o prefeito. O serviço de emergência vai funcionar pelo telefone 192.

O projeto sancionado garante a regulamentação local do serviço, alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e às deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), fortalecendo a rede de atenção pré-hospitalar na Macrorregião da Foz do Rio Itajaí.

Segundo o texto sancionado, a estrutura do SAMU Penha será mantida por recursos do Fundo Municipal de Saúde, com apoio de repasses da União e do Estado. Também está prevista a contratação de profissionais, capacitação continuada das equipes e a adequação da base para atender aos padrões do Ministério da Saúde.

Próximos passos

Após a sanção, a Prefeitura dará início a uma série de etapas práticas para a efetiva implantação do serviço no município. O primeiro passo será a implantação da base descentralizada, que precisa ser estrategicamente localizada e devidamente adequada para abrigar ambulâncias, oferecer estrutura de descanso e alimentação às equipes e garantir tempo de resposta rápido às ocorrências.

Em seguida, será realizada a contratação de profissionais. Todos os integrantes da equipe, incluindo condutores, técnicos de enfermagem e demais profissionais, deverão obrigatoriamente passar por capacitação contínua em urgência e emergência, com treinamentos mensais oferecidos pelo Núcleo de Educação em Urgências do Estado e por instituições parceiras, como Bombeiros e Polícias.

O serviço de Penha ficará integrado à Central de Regulação de Urgências de Itajaí, que é responsável pelo despacho das ocorrências pelo telefone 192, garantindo que os atendimentos sigam o fluxo regionalizado. A partir dessas medidas, o município estará apto a iniciar os atendimentos e integrar sua estrutura à rede regional do SAMU 192.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.