
Na segunda-feira (05), a equipe da Univali Unidade Penha, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), devolveu à natureza duas fragatas (Fregata magnificens), a soltura aconteceu na praia Vermelha, em Penha, marcando o início de mais um ano de trabalho dedicado à reabilitação da fauna marinha.
Antes da soltura, as aves passaram por um período de reabilitação na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali Unidade Penha, sob acompanhamento veterinário, com a realização de exames clínicos e avaliações específicas para soltura. Após todos os exames com os resultados positivos, e, após a recuperação completa de suas condições físicas, as fragatas foram consideradas aptas para o retorno a vida livre pela equipe técnica. Elas também receberam anilhas fornecidas pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres – Cemave, para auxiliar na pesquisa e conservação da espécie.
A primeira fragata foi resgatada no dia 12 de dezembro de 2025, em Balneário Piçarras, a ave, um indivíduo juvenil, apresentava fraqueza no membro pélvico direito e impossibilidade de voar. Durante a reabilitação, mostrou-se bastante ativa e com movimentação regular das asas. Com o passar dos dias, respondeu muito bem ao tratamento e se recuperou completamente, estando apta a soltura.
Já a segunda fragata foi resgatada no 13 de dezembro de 2025, também em Balneário Piçarras, essa fragata apresentava um pequeno corte de aproximadamente 0,5 cm abaixo do bico, além de edema e hematoma subcutâneo na região do úmero direito. Após semanas de cuidados, teve uma ótima evolução no quadro clínico, lesões totalmente cicatrizadas, comportamento ativo e asas prontas para voar livre novamente.
Ver essa foto no Instagram



Futsal Penha 2026 Flexa Negra entra em quadra amanhã pelo Sub-12 e Sub-16 no Municipal de Futsal de Penha
Correria da boa Cristiano Alexandrina será Penha na 35ª edição das Dez Milhas Garoto no Espírito Santo
Saúde Saúde do Pescador terá nova edição amanhã no Posto de Saúde do bairro Armação do Itapocoroy
Mín. 15° Máx. 24°

