Sábado, 26 de Setembro de 2026
19°

Parcialmente nublado

Penha, SC

Geral Águas de Penha

Descarte incorreto na rede de esgoto pode causar problemas

A concessionária Águas de Penha alerta que o descarte inadequado pode entupir a rede coletora e a estrutura hidráulica, além de aumentar o consumo de água.

29/01/2026 às 11h13
Por: Carneiro News Fonte: Buriti Jornalistas
Compartilhe:
Foto/Divulgação/Buriti Jornalistas
Foto/Divulgação/Buriti Jornalistas

Jogar papel higiênico no vaso sanitário é um hábito comum em muitos países. No Brasil, porém, a estrutura da rede de esgoto, o tipo de encanamento e as condições do saneamento básico não permitem essa prática. A concessionária Águas de Penha alerta que o descarte inadequado pode entupir a rede coletora e a estrutura hidráulica, além de aumentar o consumo de água.

Mesmo sem intenção, a falta de informação e a distração nas tarefas do dia a dia podem gerar transtornos para toda a comunidade. Exemplos frequentes incluem fios de cabelo acumulados no ralo após o banho e óleo de cozinha despejado na pia, dois dos maiores causadores de entupimentos. Por isso, é fundamental ter atenção ao que vai para a rede de esgoto — seu bom funcionamento depende da colaboração de cada usuário.

A rede coletora é projetada para receber 99% de material líquido e apenas 1% de sólidos. Assim, itens como papel, absorventes, aparelhos de barbear, preservativos, fio dental, óleo de cozinha, cabelo, lenços umedecidos, cotonetes e outros resíduos não devem ser descartados em vasos sanitários, pias ou ralos. Qualquer um desses materiais pode provocar a obstrução das tubulações e causar danos ao sistema de Penha.

Acompanhe também informações da Águas de Penha, uma empresa Aegea,  no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.