
Um histórico de violência dentro doméstica terminou em morte na noite desta sexta-feira (13), em Jaraguá do Sul. O jovem Henrique Butti, de 18 anos, matou o próprio pai a tiros, Elder Butti, de 42 anos, por volta das 20h45, na Rua Maximino Beber, no bairro Santo Antônio. O autor se apresentou na Delegacia de Polícia Civil, ainda na noite de ontem. A ocorrência foi registrada como homicídio doloso consumado.
Testemunhas afirmaram que o pai havia chegado em casa bêbado e agredido a esposa e filho. Para se protegerem da violência de Elder, eles se refugiaram-se em uma residência próxima. O homem os seguiu e, segundo testemunhas, tentou invadir o imóvel, além de ameaçar que iria “pegar a arma e acabar com tudo”.
Mais tarde, foram ouvidos disparos. Quando a Polícia Militar chegou ao local, encontrou Elder Butti caído na calçada, já morto. O corpo apresentava cerca de oito perfurações por disparos de pistola 9mm.
Tava de cara cheia
Conforme depoimentos dos familiares, Elder teria passado a tarde em um bar nas proximidades e retornado para casa embriagado. A esposa afirmou que ele se tornava agressivo quando ingeria bebida alcoólica. E que naquela noite, de acordo com os relatos, ele quebrou muitos objetos dentro da casa e agrediu os dois.
Familiares contaram que, em meio à fuga, o filho teria levado uma das armas registradas no nome do pai. Elder era CAC e possuía armamento legalizado. Conforme relato de um concunhado da vítima à PM, a suspeita é de que o jovem tenha usado uma dessas armas para atirar contra o pai, temendo que ele estivesse armado e pudesse invadir a casa onde estavam escondidos.
Testemunhas relataram que ouviram disparos, mas não visualizaram o momento exato dos tiros. Quando desceram até a parte externa do imóvel, encontraram Elder já caído na calçada.
Na casa dele, policiais encontraram danos em portas e estruturas, além de três carregadores e duas caixas de munição, sendo uma de calibre 9mm e outra de calibre .22. O material ficou sob responsabilidade da esposa. A arma utilizada no homicídio não foi localizada.
Cerca de duas horas após o ocorrido, Henrique Butti se apresentou espontaneamente na Delegacia. Ele deve responder por homicídio, e o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil, que irá apurar as circunstâncias, a dinâmica dos disparos e se houve legítima defesa ou excesso.
Segundo informações da polícia, o pai “não era criminoso”, mas tinha comportamento extremamente violento quando bebia. Essa versão será analisada no inquérito policial, que também deve considerar o histórico de possíveis agressões dentro da residência.
Vai pra faca Dr. Elcio (MDB, ex-prefeito de Camboriú, deve passar por cirurgia após acidente em Barra Velha
Flagrante Polícia prende quadrilha que furtou carga de R$ 1,5 milhão
Copa SC JEC vence o Blumenau e conquista os primeiros pontos na Copa Santa Catarina
Mín. 15° Máx. 24°

