
Com a participação de dirigentes, gestores municipais, federações e profissionais da área esportiva, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e o Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC) promovem, a partir desta terça, 3, às 9h, e quarta-feira, 4, o 1º Encontro do Sistema Esportivo Catarinense. O encontro será no Golden Hotel e Eventos, em São José (SC), com os participantes debatendo gestões e práticas esportivas, bem como a fomentação do setor em Santa Catarina com objetivo de profissionalizar e unificar as diretrizes do esporte no estado.
Também participam da organização do evento o Conselho Estadual de Esporte (CED), Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina (AFESC) e Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC).
Planejamento e Integração
Durante o encontro, serão discutidos temas como captação de recursos via leis de incentivo, a modernização do modelo de gestão para os municípios de Santa Catarina e o calendário oficial de competições da Fesporte.
De acordo com o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, o encontro contará com uma extensa programação de palestras e interatividade entre os participantes com a apresentação de variados temas referentes ao esporte catarinense e ao esporte nacional.
“A Fesporte busca, por intermédio deste 1º Seminário, estabelecer um padrão de excelência catarinense. A ideia é que, independentemente da cidade-sede ou da modalidade, o atleta, o dirigente e o público encontrem a mesma qualidade organizativa”, ressalta.
SC é referência no esporte
O dirigente lembra que Santa Catarina é uma potência e uma referência esportiva para o Brasil, enfatizando que a Fesporte e sua gestão precisam estar à altura desse desempenho. “Este seminário vai oferecer aos gestores esportivos as ferramentas necessárias para gestão esportiva municipal, além da organização de eventos com excelência técnica e organizacional”, destaca.
Batista pontua também que o encontro será uma oportunidade importante para apresentação projetos desenvolvidos pela Fesporte como o Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) – que já está sendo executados em Santa Catarina –, Programa Bolsa Atleta, Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), projetos na área do paradesporto, entre outros. Na programação os participantes também terão a oportunidade de conhecer e como participar das principais ações desenvolvidas pelo
CREF3/SC), CED e TJD/SC e (AFESC).
“Este primeiro encontro representa um marco importante para o fortalecimento do esporte em Santa Catarina. Este é um momento histórico, pois reúne todos os atores que compõem o sistema esportivo do estado, promovendo diálogo, alinhamento e construção coletiva. A presença integrada de gestores, profissionais de Educação Física, entidades e instituições reforça a importância da atuação qualificada e do trabalho em rede para o desenvolvimento do esporte catarinense, com mais organização, responsabilidade e acima de tudo, valorização profissional”, destaca Darcio de Saules, conselheiro e 1º tesoureiro do CREF3/SC.
O QUÊ?
1º Encontro do Sistema Esportivo Catarinense.
QUANDO?
3 e 4 de março.
ONDE?
Golden Hotel e Eventos, São José (SC) – R. São Benedito, 50, bairro Serraria.
DIA/HORÁRIOS
Terça-feira
03/3 9h00 (abertura) às 12h00
13h30 às 17h30
Quarta-feira 04/03
9h00 às 12h00
13h30 às 17h00
Informações adicionais à imprensa
Antonio Prado
Ascom Fesporte
(48) 3665-6127
Futsal Penha 2026 Flexa Negra entra em quadra amanhã pelo Sub-12 e Sub-16 no Municipal de Futsal de Penha
Correria da boa Cristiano Alexandrina será Penha na 35ª edição das Dez Milhas Garoto no Espírito Santo
Esportes Internacional contrata técnico Eduardo Baptista até o fim da temporada
Surfe Navegantes recebe mais de 100 surfistas na disputa dos títulos do Brasileiro de base
Copa SC Marcílio Dias vence e assume a liderança da Copinha SC
Futsal Penha 2026 Flexa Negra carimba passaporte para as semifinais nas categorias Sub-12 e Sub-16 do Municipal de Futsal de Penha
Deu pódio Atletas penhenses garantem pódio no Eco-Trail Cabeço Negro e Apiúna
Futsal Penha 2026 Flexa Negra empata com o Quati e carimba passaporte para as quartas de final da Primeirona da categoria Livre
Futsal Penha 2026 Flexa Negra entre em quadra hoje pela categoria Livre e amanhã pelo Sub-12 e Sub-16 Mín. 15° Máx. 24°

