
O presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Luciano de Jesus (PP), emitiu ontem (26), despacho referente ao Requerimento nº 01/2026 (protocolo nº 153), apresentado por vereadores, com solicitação de instauração de processo de destituição do presidente do cargo de presidente da Mesa Diretora.
Conforme o despacho, o requerimento cumpriu o trâmite inicial e já foi lido em Reunião Plenária, seguindo as disposições do Regimento Interno. Como o documento tem como parte representada o atual presidente, foi determinada a declaração formal de impedimento para atuar na condução e deliberação de quaisquer atos vinculados ao requerimento, em observância aos princípios de imparcialidade e devido processo.
Com isso, os autos foram encaminhados para o vice-presidente, Diego Matiello (MDB), que passa a conduzir os encaminhamentos relativos ao caso.
O Despacho determina ainda a composição imediata da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, prevista no Código de Ética e Decoro Parlamentar (Resolução nº 100/2025), que será o órgão responsável pelo recebimento da representação, análise preliminar e condução do processo, nos termos das normas internas. A formação da Comissão deve ocorrer mediante convocação das lideranças partidárias ou, na ausência, sorteio entre vereadores desimpedidos, sob condução da Vice-Presidência.
Pedido de afastamento cautelar
Quanto a eventual pedido de afastamento cautelar do cargo de Presidente, o despacho registra que a medida deve ser apreciada pelo Plenário, de forma incidental, dentro do processo formal, após a instauração e manifestação do órgão competente.
Futsal Penha 2026 Flexa Negra entra em quadra amanhã pelo Sub-12 e Sub-16 no Municipal de Futsal de Penha
Correria da boa Cristiano Alexandrina será Penha na 35ª edição das Dez Milhas Garoto no Espírito Santo
Saúde Saúde do Pescador terá nova edição amanhã no Posto de Saúde do bairro Armação do Itapocoroy
Mín. 15° Máx. 24°

