
O Dia D de Vacinação contra a Influenza, neste sábado (28), marca o início da Campanha Nacional que continua até o dia 30 de maio em quatro regiões do país: Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
O período antecede a maior circulação do vírus nestas localidades. Somente na região Norte, a campanha será realizada no segundo semestre, em função da sazonalidade da doença. A imunização contra a influenza é gratuita nas unidades básicas de saúde (UBS).
A mobilização é promovida anualmente pelo governo federal, com apoio de estados e municípios. A cada campanha, o Ministério da Saúde disponibiliza vacinas atualizadas para acompanhar as novas cepas do vírus em circulação no Brasil.
Para 2026, o governo federal já distribuiu 15,7 milhões de doses da vacina trivalente contra a influenza. Para se vacinar, basta fazer parte do público recomendado e procurar a unidade de saúde da rede pública mais próxima.
Público alvo
A mobilização anual contra a gripe tem como público alvo crianças menores de 6 anos – de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade – além de gestantes, idosos com 60 anos e mais. Também são classificados como grupos prioritários as pessoas mais vulneráveis a formas graves da doença.
No caso de crianças de 6 meses a 8 anos, o Ministério da Saúde esclarece que o esquema vacinal varia conforme o histórico: aquelas já imunizadas anteriormente receberão apenas uma dose; as não vacinadas devem receber duas doses, com intervalo mínimo de quatro semanas.
Crianças indígenas a partir de 6 meses de idade devem seguir orientações de faixa etária e histórico vacinal. Pessoas com comorbidades e crianças de até 8 anos na mesma condição, e que ainda não foram vacinadas, também devem receber duas doses.
Influenza
A vacina influenza trivalente já integra o Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é a principal forma de prevenção contra a influenza e contribui para reduzir casos graves, internações e mortes.
Dados preliminares de 2026 apontam aumento na circulação de vírus respiratórios, incluindo a influenza. Até 14 de março, foram notificados 14,3 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, com cerca de 840 óbitos. Entre os casos graves, a influenza responde por 28,1% das infecções identificadas.
Penha
Em Penha a vacinação estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estarão abertas das 8h às 17h.
Além da vacinação, as unidades também terão atendimento dedicado às mulheres, com oferta de exame preventivo, testes rápidos, consultas de enfermagem, consultas médicas e atendimento odontológico.
A partir de segunda-feira, 30, a vacina segue disponível nas UBSs, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 30 de maio, para os grupos prioritários.
Balneário Piçarras
Em Balneário Piçarra as vacinas estarão disponíveis em todas as UBS’s, das 08h às 17h, sem necessidade de agendamento. A vacina contra a gripe conterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B, contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores. No dia D também estarão disponíveis outras vacinas de rotina como contra tétano, difteria (dT) e coqueluche acelular (dTpa). A vacinação contra influenza seguirá até o dia 30 de maio de 2026.
Saúde Anvisa proíbe propaganda de caneta emagrecedora Semavy
Saúde Saúde do Pescador terá nova edição amanhã no Posto de Saúde do bairro Armação do Itapocoroy
Saúde Anvisa alerta para venda irregular de tirzepatida em pó na internet Mín. 15° Máx. 24°

