
A Águas de Penha está orientando moradores dos bairros Gravatá e São Miguel, além dos loteamentos Santa Regina, Flor de Lótus e Pedro de Borba, a realizarem a ligação de seus imóveis à rede pública de esgoto. Nessas localidades, o sistema de esgotamento sanitário já está totalmente implantado e em operação. No loteamento Flor de Lótus, a rede está disponível nas ruas Cenira Barbosa Viana e Pastor Amuri Geraldo.
De acordo com a concessionária, o descarte irregular de esgoto ainda representa um problema ambiental e de saúde pública, contribuindo para a poluição, degradação da qualidade da água e a ocorrência de odores desagradáveis.
O sistema que atende a região, denominado Sistema Gravatá, é composto por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para 12 litros por segundo, além de sete estações elevatórias e aproximadamente 28,8 quilômetros de rede coletora. Desde o início da operação, a empresa afirma que vem investindo na modernização da infraestrutura e na ampliação da cobertura do serviço, com foco na eficiência operacional e na sustentabilidade.
Para viabilizar as conexões, foi instalada uma Caixa de Inspeção (CI) em frente aos imóveis, permitindo a ligação direta à rede pública. A concessionária reforça que os moradores devem seguir as orientações técnicas para realizar a conexão corretamente.
A empresa também alerta para o uso adequado da rede, destacando que o descarte de resíduos sólidos — como gordura, panos, plásticos e outros materiais — pode causar entupimentos e comprometer o funcionamento do sistema.
Acompanhe também informações da Águas de Penha, uma empresa controlada pela Aegea SC, no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/ .
Futsal Penha 2026 Flexa Negra entra em quadra amanhã pelo Sub-12 e Sub-16 no Municipal de Futsal de Penha
Correria da boa Cristiano Alexandrina será Penha na 35ª edição das Dez Milhas Garoto no Espírito Santo
Saúde Saúde do Pescador terá nova edição amanhã no Posto de Saúde do bairro Armação do Itapocoroy
Mín. 15° Máx. 24°

