
A reservação individual de água tem se tornado um tema cada vez mais relevante diante das interrupções temporárias no abastecimento causadas por manutenções e reparos nas redes. No caso da Águas de Penha, empresa do grupo AEGEA SC e responsável pelo fornecimento na cidade, a orientação para que moradores adotem sistemas próprios de armazenamento vem sendo reforçada como medida preventiva e essencial.
De acordo com o gerente de operações da AEGEA SC, Arthur May, as intervenções na rede são necessárias para garantir a qualidade do serviço e evitar problemas mais graves, como vazamentos ou rompimentos de tubulações. No entanto, durante esses períodos, o fornecimento pode ser temporariamente interrompido, afetando diretamente residências e empresas que não possuem reservatórios adequados.
A recomendação segue normas técnicas brasileiras, que indicam que imóveis devem contar com caixas d’água com capacidade suficiente para suprir o consumo por pelo menos 24 horas. Essa prática, conhecida como reservação individual, assegura maior autonomia aos moradores e reduz os impactos de eventuais desabastecimentos. “Ter um reservatório dimensionado corretamente é fundamental não apenas em manutenções programadas, mas também em ocorrências inesperadas”, explica Arthur.
Outro ponto importante é a manutenção adequada desses reservatórios. Limpeza periódica e vedação correta são medidas indispensáveis para evitar contaminações e garantir a qualidade da água armazenada.
Intervenções programadas
Sempre que possível, a concessionária Águas de Penha comunica previamente a população sobre intervenções programadas. Ainda assim, reforça que a responsabilidade pela estrutura interna dos imóveis, incluindo caixas d’água e sistemas de bombeamento, é dos proprietários.
“Diante desse cenário, a conscientização sobre a importância da reservação individual se mostra essencial. Mais do que uma recomendação técnica, trata-se de uma prática que assegura tranquilidade à população e contribui para a eficiência do sistema de abastecimento como um todo”, finaliza.
Acompanhe também informações da Águas de Penha, uma empresa controlada pela Aegea SC, no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/ .
Futsal Penha 2026 Flexa Negra entra em quadra amanhã pelo Sub-12 e Sub-16 no Municipal de Futsal de Penha
Correria da boa Cristiano Alexandrina será Penha na 35ª edição das Dez Milhas Garoto no Espírito Santo
Saúde Saúde do Pescador terá nova edição amanhã no Posto de Saúde do bairro Armação do Itapocoroy
Mín. 15° Máx. 24°

