Sexta, 25 de Setembro de 2026
19°

Parcialmente nublado

Penha, SC

Geral Luto na Saúde

Morre Regiane Basso, ex-secretária de Saúde de Penha e Balneário Piçarras

Enfermeira e servidora da Saúde há mais de 20 anos, ela foi vítima de um câncer. Regiane estruturou o combate à pandemia de Covid-19 em Penha em 2019.

26/04/2026 às 16h38
Por: Carneiro News Fonte: Juvan de Souza Neto/Diarinho
Compartilhe:
Regiane foi sepultada em Camboriú - Foto/Redes Sociais
Regiane foi sepultada em Camboriú - Foto/Redes Sociais

Uma profissional da saúde exemplar sempre preocupada com o bem-estar de todos. Assim, amigos e familiares falaram sobre a enfermeira Regiane Carolina Pereira Basso, 51 anos, falecida neste sábado, em Penha, após uma dura batalha travada contra o câncer.

A morte foi confirmada por familiares e em seguida, houve notas oficiais de pesar divulgadas pela prefeitura de Penha, Sindifoz e Corpo de Bombeiros Voluntários. Ex-secretária de Saúde das prefeituras de Penha e Balneário Piçarras, Regiane era também servidora pública em Penha.

Concursada da Saúde desde 2023, ela atuou como secretária nas duas gestões e tinha vinculação com o MDB local. Foi titular da pasta no primeiro mandato de Aquiles da Costa (MDB), em Penha, e também, a convite do prefeito Tiago Baltt (MDB) assumiu a pasta em Piçarras, anos depois.

 

A profissional era concursada desde 2003, e estava recentemente afastada para tratamento da saúde. A atuação profissional somou mais de duas décadas em Penha, sempre pensando na saúde da população.

Ex-colega de trabalho, Eduardo Bueno, o Duda, que atuou como secretário de Governo e Controlador da prefeitura, lembra com colega com carinho, seja na estruturação da cidade para o combate à pandemia, no auge da doença, seja na preocupação com os mais necessitados.

“A Regiane, em campanhas específicas de vacinação como a da gripe, por exemplo, levava a vacina ao público, mas também vinha ela mesmo, pessoalmente, ao paço municipal vacinar prefeito, secretários, funcionários, como forma de dar visibilidade à importância da imunização”, reforçou.

Ao Diário do Litoral (Diarinho), Aquiles da Costa disse que ficou com “o coração apertado”. “Regi dedicou a vida à construção de uma saúde pública mais humana e eficiente, e mais que uma grande gestora, foi uma verdadeira guerreira, pois após o diagnóstico do câncer, enfrentou essa batalha pessoal com coragem e dignidade”. Para Aquiles, a saída de cena de Regiane da enfermagem pública representa uma lacuna, embora ela deixe um legado que não será esquecido.

Em nota, os prefeitos Luizinho Américo (PL), de Penha, e Tiago, de Piçarras, expressaram solidariedade e pesar a amigos e familiares, reconhecendo a contribuição deixada por Regiane à cidade e à região, especialmente dentro do serviço público municipal. Tiago gravou vídeo em homenagem à enfermeira.

“Fico muito triste. Hoje é um dia de luto para Balneário Piçarras, e Regiane deixou um grande legado”, pontou Baltt. “Que a sua memória permaneça como exemplo de dedicação e amor ao próximo”, finalizou a nota de Luizinho.

O velório é na Central de Luto de Camboriú, até as 16h30 deste domingo, e o sepultamento será no cemitério do Rio do Meio, também em Camboriú.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.