Sábado, 26 de Setembro de 2026
19°

Parcialmente nublado

Penha, SC

Geral Previsão do tempo

Ciclone avança com força e traz temporais, granizo e geada para toda SC

Ciclone extratropical deixa Santa Catarina em alerta para chuva intensa, raios, vento forte e granizo neste sábado (11). Na sequência, uma massa de ar frio provoca queda nas temperaturas e geada.

11/07/2026 às 13h56
Por: Carneiro News
Compartilhe:
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

O avanço de um ciclone extratropical deve provocar uma mudança significativa nas condições do tempo em Santa Catarina neste fim de semana. Neste sábado (11), todas as regiões do estado permanecem sob alerta para temporais isolados, com risco de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento superiores a 60 km/h e queda de granizo.

Segundo a Epagri/Ciram, a instabilidade está associada à intensificação do ciclone extratropical na costa catarinense ao longo do dia. Além dos temporais, a chuva pode ocorrer de forma persistente e intensa em alguns momentos, favorecendo acumulados elevados, principalmente do centro ao leste do estado.

Nas últimas seis horas, até as 11h deste sábado, os maiores volumes de chuva variaram entre 30 e 50 milímetros em municípios do Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Durante este sábado, o tempo segue instável em todas as regiões catarinenses. A previsão indica temporais isolados acompanhados de raios, ventos fortes e granizo.

As temperaturas permanecem baixas devido ao frio úmido, com máximas entre 18°C e 20°C na maior parte do estado. O vento sopra de nordeste e noroeste, mudando para sudoeste e sul ao longo do dia, com rajadas entre 40 e 60 km/h, especialmente durante os temporais.

Ciclone extratropical se afasta e o sol volta no domingo

No domingo (12), o ciclone extratropical começa a se afastar da costa catarinense em direção ao oceano. Ainda há previsão de chuva fraca e isolada entre a madrugada e a manhã, principalmente no Oeste e no Sul do estado. No decorrer do dia, o tempo melhora gradualmente, com predomínio de sol em todas as regiões.

Mesmo com a melhora nas condições do tempo, uma nova massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil, provocando queda nas temperaturas entre a tarde e à noite.

Frio intenso e geada

A partir de segunda-feira (13), o tempo fica firme em Santa Catarina, com predomínio de sol e poucas nuvens até quarta-feira (15).

As madrugadas serão bastante frias, com possibilidade de geada ampla nas áreas mais altas do estado, principalmente na segunda-feira. As temperaturas mínimas podem variar entre -4°C e 4°C, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 17°C.

Na quarta-feira (15), o frio perde intensidade de forma gradual, com elevação das temperaturas durante a tarde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.