Sexta, 16 de Outubro de 2026
21°

Chuvas esparsas

Penha, SC

Geral Capotamento fatal

Ônibus de turismo tomba na SC-492 e deixa três mortos e 40 pessoas hospitalizadas

Sobreviventes foram distribuídos em hospitais do Oeste catarinense após coletivo despencar em ribanceira na SC-492. Um dos passageiros precisou de torniquete na rodovia para conter hemorragia severa. Ônibus transportava 67 passageiros e dois motoristas.

15/07/2026 às 11h25
Por: Carneiro News
Compartilhe:
Ônibus saiu da pista e tombou (Foto: Lucas Lôndero/Portal Peperi)
Ônibus saiu da pista e tombou (Foto: Lucas Lôndero/Portal Peperi)

Um grave acidente com um ônibus de turismo deixou três pessoas mortas e ao menos 40 passageiros foram levados a hospitais na manhã desta quarta-feira (15), na SC-492, em São Miguel da Boa Vista, no Oeste de Santa Catarina. O coletivo, com placas do Paraguai, transportava 67 passageiros e dois motoristas e retornava de Gramado (RS) com destino a Villa Rica, no Paraguai.

De acordo com a Polícia Militar, as informações preliminares indicam que o motorista perdeu o controle da direção ao fazer uma curva. O ônibus saiu da pista e capotou em uma ribanceira às margens da rodovia.

A todo 35 vítimas conduzidas foram  ao Hospital São José de Maravilha; 1 vítima foi pro Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste; e 4 vítimas conduzidas ao Hospital de Romelândia.

As demais vítimas foram encaminhadas à Casa de Apoio vinculada ao Hospital São José de Maravilha, onde permaneceram acolhidas e sob acompanhamento das equipes de saúde. Apenas uma brasileira estava no ônibus. Os demais ocupantes eram paraguaios.

 

Três mortes confirmadas

As três mortes foram confirmadas no local do acidente. Outras 40 pessoas receberam atendimento das equipes de resgate. As vítimas foram encaminhadas para hospitais da região, mas, até o momento, as autoridades não divulgaram a identificação nem o estado de saúde atualizado de cada uma delas.

Entre os atendimentos mais delicados, um dos passageiros apresentava uma hemorragia intensa em uma das pernas. Antes mesmo da chegada das equipes de resgate, policiais militares aplicaram um torniquete para conter o sangramento, procedimento considerado essencial para preservar a vida da vítima até o atendimento médico.

Várias equipes envolvidas

A ocorrência mobilizou uma grande operação de resgate. Atenderam a ocorrência equipes da Polícia Militar de São Miguel da Boa Vista, Romelândia, Tigrinhos, Santa Terezinha do Progresso e Maravilha, além do Pelotão Tático de São Miguel do Oeste. Também participaram do atendimento o Corpo de Bombeiros e equipes das Secretarias Municipais de Saúde de diversos municípios da região.

Após o resgate das vítimas, a Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas para realizar a perícia e iniciar a investigação sobre as causas do acidente. O ônibus permaneceu no local durante a manhã e deve ser removido após a conclusão dos trabalhos periciais, quando houver condições de segurança para a retirada.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle do veículo ainda serão apuradas pelas autoridades. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde dos feridos nem sobre a identidade das vítimas fatais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.