
Na tarde de terça-feira as praias do Quilombo e da Saudade, no Centro de Penha, foram palco de um show acrobacias de um grupo de cinco baleias próximo da costa. O espetáculo arrancou aplausos dos curiosos e moradores da cidade.
O morador Fernando da Silva filmou duas baleias nadando perto da faixa de areia, enquanto outras três seguiam mais afastadas, em direção à praia de Armação do Itapocoroy. As imagens começaram a circular nas redes sociais e chamaram a atenção de moradores da região.
Por que elas aparecem agora?
Entre julho e novembro, o litoral de Santa Catarina recebe baleias em sua rota migratória rumo a águas mais quentes, onde se reproduzem e cuidam dos filhotes. Agosto, setembro e outubro costumam concentrar as visitas mais frequentes.
Embora cidades do sul catarinense sejam conhecidas pela observação desses animais, Penha tem recebido mais visitas durante a temporada, principalmente em praias voltadas para o mar aberto.
Onde há mais chance de ver?
Quem quiser acompanhar a passagem das baleias pode ficar atento a alguns pontos de Penha: praia do Quilombo, Ponta da Vigia, praia Grande e praia Vermelha.
Os melhores horários costumam ser pela manhã e no fim da tarde, quando o mar está mais calmo e a visibilidade favorece os avistamentos.
Observe, mas mantenha distância
Especialistas orientam que a observação seja feita da areia, de costões ou mirantes. Embarcações e equipamentos aquáticos não devem se aproximar das baleias, já que manter distância é importante para não alterar o comportamento dos animais durante a migração.
Reprodução/Texto: Gabrielle Rudolf (Diarinho)
Ver essa foto no Instagram


Futsal Penha 2026 Flexa Negra entra em quadra amanhã pelo Sub-12 e Sub-16 no Municipal de Futsal de Penha
Correria da boa Cristiano Alexandrina será Penha na 35ª edição das Dez Milhas Garoto no Espírito Santo
Saúde Saúde do Pescador terá nova edição amanhã no Posto de Saúde do bairro Armação do Itapocoroy
Mín. 15° Máx. 24°

