Sábado, 10 de Outubro de 2026
19°

Tempo nublado

Penha, SC

Balneário

Balneário Piçarras – Instituto do Meio Ambiente promove plantio de restinga na praia de Balneário Piçarras

Balneário Piçarras – Instituto do Meio Ambiente promove plantio de restinga na praia de Balneário Piçarras

14/09/2022 às 09h37 Atualizada em 14/09/2022 às 12h37
Por:
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

14.09 - O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) promove diversas ações socioambientais para o mês de setembro. No dia 21, acontece o planto de restinga, com o pontapé na Praça das Baleias, localizada na descida da Avenida Getúlio Vargas. O evento é aberto para a participação popular.

Na atividade, serão plantadas espécies que normalmente se desenvolvem na orla do município, como a erva-capitão (Hydrocotyle bonariensis); feijão-de-porco (Canavalia rosea) e erva-baleeira (Cordia curassavica).

Essas espécies se caracterizam por receber mais nutrientes da maresia do que do solo, além de serem resistentes à alta concentração de sais presentes na maresia. A nutrição acontece por meio de um "spray" formado por bilhões de gotículas de água do mar, que são levadas pelo vento toda vez que uma onda arrebenta na praia. Além de água, a maresia traz o carbono e o nitrogênio essenciais para o desenvolvimento das plantas.

Confira a programação do IMP para este mês:

Dia 19: Limpeza do Rio Piçarras (Colônia de Pescadores – 9h);

Dia 21: Plantio de restinga (Praça das Baleias – 8h30);

Dia 24: Apresentação infantil sobre meio ambiente – Dupla A Flor e o Beija Flor (Museu Oceanográfico Univali)

Manhã: Associação de Apoio aos Autistas de Balneário Piçarras

Tarde: Participação popular;

Dia 27: Projeto EcoEscola e Projeto Horta Natural (CIEF - 8h30);

Dia 28: Teste piloto na Unidade de Compostagem (Estrada Geral da Lagoa – 9h).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.