Sexta, 09 de Outubro de 2026
20°

Tempo nublado

Penha, SC

35

35 milhões de brasileiros vivem em locais sem acesso à água tratada

35 milhões de brasileiros vivem em locais sem acesso à água tratada

19/10/2022 às 10h05 Atualizada em 19/10/2022 às 13h05
Por:
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

19.10 - Um novo estudo do Saneamento e Doenças de Veiculação Hídrica do Instituto Trata Brasil aponta que que quase 35 milhões de brasileiros vivem em locais sem acesso à água tratada, 100 milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgoto e somente 49% dos esgotos no país são tratados, conforme apontam os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 2019. É nesse contexto que a Águas de Penha trabalha para universalizar os serviços de água e esgoto na cidade.

Se não bastassem os números ruins, mesmo um ano antes da Covid-19 começar no Brasil, de acordo com o Trata Brasil a ausência de saneamento básico já sobrecarregava o sistema de saúde brasileiro com 273.403 internações por doenças de veiculação hídrica - um aumento de 30 mil hospitalizações comparativamente ao ano anterior. A incidência foi de 13,01 casos por 10 mil habitantes gerando gastos ao país de R$ 108 milhões, segundo o DataSUS.

Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/  e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.