Sexta, 09 de Outubro de 2026
21°

Tempo nublado

Penha, SC

Invasão

Invasão e vandalismo – Manifestantes destroem a sede dos três poderes em Brasília

Invasão e vandalismo – Manifestantes destroem a sede dos três poderes em Brasília

08/01/2023 às 18h47 Atualizada em 08/01/2023 às 21h47
Por:
Compartilhe:
A ação vinha sendo anunciada nas redes sociais – Foto/Divulgação
A ação vinha sendo anunciada nas redes sociais – Foto/Divulgação

08.01 - Vândalos vestindo verde e amarelo invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), as sedes dos três poderes da República, na tarde deste domingo em Brasília. A cena de ataques à polícia e de muita destruição está sendo compartilhada através de centenas de vídeos pelas redes sociais.

As caravanas com manifestantes fazendo ameaças chegaram a Brasília uma semana depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os radicais invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional e chegaram a jogar um veículo da Força Nacional no espelho d'água do Congresso. Os vândalos cometeram várias depredações nos palácios, quebrando vidros, móveis, cadeiras, quadros, portas e extintores. A ação vinha sendo anunciada nas redes sociais.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e sua esposa, Janja Silva, não estão em Brasília. O casal viajou para a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, que foi devastada pelas chuvas.  O Ministro da Justiça, Flávio Dino, está em Brasília e diz que busca medidas para controlar a situação.

O secretário de Estado de Segurança de Brasília, Anderson Torres, foi exonerado há pouco por falta de ação para impedir a invasão, já que há denúncias de que a polícia militar não impediu o avanço dos vândalos que já ameaçavam a invasão. A tropa de choque não foi acionada para conter as cerca de quatro mil pessoas. Anderson Torres, responsável pela segurança do Distrito Federal, é ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro.

[gallery link="file" size="medium" ids="25905,25906,25907,25908,25909"]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.