
03.05 - Em todo o Litoral de Santa Catarina os ranchos de pesca já estão movimentados para a safra artesanal da tainha 2023. Por meio de portaria a captura ocorre todos os anos de maio a dezembro com base em publicações anuais feitas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MPA). Para este ano a Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc) estima capturar 1.800 toneladas da espécie em todas as modalidades. No ano passado Santa Catarina foram cerca de 1.500 toneladas.
A pesca de arrasto de praia é feita com embarcações sem motor e envolve cerca de oito mil pescadores em todo o Litoral, segundo a Federação dos Pescadores. Para esta modalidade a captura é permitida de 1º de maio até 31 de dezembro. Hoje o Estado é destaque nacional quando se fala em pesca de tainha. O pescado abastece restaurantes e peixarias, além de servir como fonte de renda para milhares de família.
As condições climáticas favorecem a captura da tainha já neste início da safra deste ano. Com o vento sul atuando, mesmo que por pouco tempo, deve provocar a saída dos cardumes dos estuários do Prata e Lagoa dos Patos. Esse vento quando sopra por algum tempo, empilha e empurra as águas frias ou Águas da Pluma do Prata (mistura de águas subantárticas com a água doce do Rio da Prata) para a costa catarinense.
Quando pode capturar tainha em SC
Modalidades
Desembarcada ou não motorizada
Período: 1º de maio até 31 de dezembro
Emalhe anilhado
Período: 15 de maio até 31 de julho
Emalhe costeiro de superfície até 10 AB
Período: 15 de maio até 15 de outubro
Emalhe costeiro de superfície acima de 10 AB
Período: 15 de maio até 31 de julho
Modalidade: Cerco/Traineira
Período: 1º de junho até 31 de julho
Acidentes fatais Final de semana com duas mortes de motociclistas na região de Blumenau
Não será convocado Presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Diego Matiello, quebra duas costelas na cara do gol em Barra Velha
Covardia em BV Motorista atropela menino de três anos em Itajuba e foge do local
Geral Mega-Sena acumula para R$ 52 milhões; veja os números sorteados
Colisão fatal Motorista foge da PM, invade contramão e morre após bater contra caminhão de lixo na BR-280 em Jaraguá do Sul
Sai da frente!!! Escuna corta a frente de cargueiro e provoca buzinaço no canal de Itajaí
Vai pra faca Dr. Elcio (MDB, ex-prefeito de Camboriú, deve passar por cirurgia após acidente em Barra Velha
Mobilidade urbana Indicação da Câmara Mirim de Balneário Piçarras para instalação de semáforo segue para o Executivo
Àguas de Penha Combate à dengue: cuidados com a caixa d’água são importantes Mín. 19° Máx. 23°

