
20.06 - O trecho da BR-101 entre Penha e Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, deve ganhar uma terceira faixa. A adição é uma tentativa de resolver o trânsito intenso na região. O projeto foi apresentado na Fiesc (Federação das Indústrias) na segunda-feira (19).
O estudo também foi apresentado à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) na última semana, mas só deve ser protocolado nesta, conforme o gerente técnico da Arteris Litoral Sul, Marcos Dutra. O custo das novas obras ainda não foi calculado.
O projeto executivo ainda deve ser elaborado em 180 dias, e só depois disso, protocolado na ANTT, que tem de 90 a 120 dias para analisar. As licenças ambientais só devem ser obtidas depois disso.
Se tudo acontecer dentro do prazo, a expectativa da Fiesc é que as obras iniciem entre fevereiro e março de 2024.
O engenheiro Newton Gava, autor do estudo, afirmou que o conjunto de intervenções dará resultado rápido e são obras para estarem prontas em dois anos.
“Para o atual momento que a rodovia vive e pela necessidade de execução de obras sem muitas restrições e com menor impacto, estudamos uma proposta de implantação de terceiras-faixas em segmentos mais críticos”, afirmou Dutra, salientando que a necessidade de ampliação de capacidade da BR-101 já vem sendo discutida há bastante tempo. O estudo de tráfego anterior foi feito em 2015-2016.
Trecho da BR-101 em Balneário Camboriú
Outro ponto crítico debatido na reunião foi o trecho de Balneário Camboriú, que já tem obras previstas por um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta): terceira faixa do km 129 até o km 135 Sul, terceira faixa do km 129 até km 138 norte e rua lateral norte desde o pronto de atendimento da Barra até o Hotel Cotoni.
Em 2017, foi protocolado na ANTT o pedido para a execução de um pacote de obras que, à época, totalizava cerca de R$ 2,7 bilhões em investimentos entre Garuva e Palhoça, para melhorar substancialmente o tráfego e a segurança da rodovia. No entanto, essa proposta não foi aprovada.
Um dos pontos que preocupam a FIESC na nova proposta, apresentada nesta segunda-feira, é com relação à implantação da ponte na marginal norte do rio Itajaí-Açu. O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, defendeu que se mantenha o que está previsto na proposta original, de 2017.
Acidentes fatais Final de semana com duas mortes de motociclistas na região de Blumenau
Não será convocado Presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Diego Matiello, quebra duas costelas na cara do gol em Barra Velha
Covardia em BV Motorista atropela menino de três anos em Itajuba e foge do local
Geral Mega-Sena acumula para R$ 52 milhões; veja os números sorteados
Colisão fatal Motorista foge da PM, invade contramão e morre após bater contra caminhão de lixo na BR-280 em Jaraguá do Sul
Sai da frente!!! Escuna corta a frente de cargueiro e provoca buzinaço no canal de Itajaí
Vai pra faca Dr. Elcio (MDB, ex-prefeito de Camboriú, deve passar por cirurgia após acidente em Barra Velha
Mobilidade urbana Indicação da Câmara Mirim de Balneário Piçarras para instalação de semáforo segue para o Executivo
Àguas de Penha Combate à dengue: cuidados com a caixa d’água são importantes Mín. 19° Máx. 23°

