
21.06 - Pelo menos 30.122 tainhas foram pescadas na última terça-feira (20) na Lagoinha do Norte, em Florianópolis. Foram mais de 50 toneladas de peixe, sendo o segundo maior lanço da história da região e o atual recorde da temporada de 2023, calcula o patrão do rancho, Anisio Souto, 58 anos.
Dessa quantidade, seu Anisio diz que um pouco mais de 2 mil foram doadas para a comunidade. “Dessas, pouco mais de 27 mil tainhas que contamos para vender, depois uma quantidade que deixamos separada para dar para as pessoas que ajudaram. Uns levaram duas, três. Então todos que ajudaram conseguiram garantir uma tainhazinha pra casa”.
Ainda na segunda-feira (19), ocorreram os primeiros grandes lanços na Praia de Cima, em Palhoça, com 12 mil capturas, na Joaquina, com 3 mil, Cachoeira do Bom Jesus, com 3 mil e Praia Grande, em Governador Celso Ramos, com 1 mil tainhas.
Trabalho em equipe
A emoção tomou conta de todos que estavam por lá. Os pescadores levantavam a tainha como se fosse um troféu. Seu Anísio, em êxtase, revela que o trabalho conjunto para capturar as tainhas teve início às 6h da manhã.
“Já saímos bem cedo para garantir uma boa pesca. Estávamos com as canoas na ponta só esperando pela oportunidade. Mesmo assim, os peixes ficaram fora do lanço. Quando deu 8h da manhã, eu como sou o chefe, mandei café, pão em um outro barco para dar força pra turma de lá”.
Após muitas estratégias e muito trabalho em equipe, as primeiras tainhas começaram a aparecer. “Eu calculei 15 mil, teve gente que calculou 20 mil, 5 mil, mas esse número surpreendeu a todos”, declara Souto. “Nós choramos de ver o peixe dentro da rede. Acho que a ficha de hoje só vai cair amanhã”, completa emocionado.
Tradição de gerações
Patrick Dutra de Souza, de 23 anos, é um dos 35 pescadores envolvidos diretamente na pesca artesanal de tainha na Lagoinha do Norte. Para ele, essa é uma tradição passada por gerações que não pode acabar.
“Isso aqui é inexplicável. Vem desde o meu bisavô, avô. Tem gente que pensa que a pesca artesanal vai acabar, mas nós jovens não vamos deixar. Eu fico muito emocionado de estar aqui com a minha família, meu tio, meu avô, meu pai, todo mundo junto”, manifesta. “Hoje todo mundo come tainha”.

Acidentes fatais Final de semana com duas mortes de motociclistas na região de Blumenau
Não será convocado Presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Diego Matiello, quebra duas costelas na cara do gol em Barra Velha
Covardia em BV Motorista atropela menino de três anos em Itajuba e foge do local
Geral Mega-Sena acumula para R$ 52 milhões; veja os números sorteados
Colisão fatal Motorista foge da PM, invade contramão e morre após bater contra caminhão de lixo na BR-280 em Jaraguá do Sul
Sai da frente!!! Escuna corta a frente de cargueiro e provoca buzinaço no canal de Itajaí
Vai pra faca Dr. Elcio (MDB, ex-prefeito de Camboriú, deve passar por cirurgia após acidente em Barra Velha
Mobilidade urbana Indicação da Câmara Mirim de Balneário Piçarras para instalação de semáforo segue para o Executivo
Àguas de Penha Combate à dengue: cuidados com a caixa d’água são importantes Mín. 19° Máx. 23°

