25.04 - O Centreventos de Itajaí receberá a partir desta quinta-feira o Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica 2024, que vale vaga para o campeonato brasileiro nas categorias BC1, BC2, BC3 e BC4. A competição segue até domingo reunindo 80 atletas inscritos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As equipes e atletas dos três estados buscam vagas para a disputa nacional. Itajaí participará com oito atletas representando o Clube Roda Solta. O grupo é treinado pela técnica Aline Rita de Barros. Os classificados disputarão o campeonato brasileiro em São Paulo entre 30 de novembro e 8 de dezembro deste ano.
Estarão na disputa por uma vaga na competição nacional os atletas itajaienses: Joana C. C. Belizario (BC1), Emanoel Carlos dos Santos (BC1), Mauro F. Santoro (BC2), Gabriel R. Andrade (BC2), Fernando B. Wolfram (BC3), Carlos E. dos Reis (BC4), Hiudy K. S. G. Raio (BC4) e Kleverton L. Favareto (BC4).
Como é a disputa?
A bocha paralímpica é uma modalidade esportiva adaptada para pessoas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, como, por exemplo, tetraplegia. Ela consiste em lançar as bolas coloridas (azuis e vermelhas) o mais perto possível da bola branca – que é o alvo dos jogadores.
As categorias
BC1: Opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido).
BC2: Não podem receber assistência.
BC3: Deficiências muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa.
BC4: Outras deficiências severas, mas que não recebem assistência.
Mín. 23° Máx. 33°