Sábado, 26 de Setembro de 2026
21°

Tempo limpo

Penha, SC

Policial Se Liga

Estudante de Barra Velha cai no golpe do IPVA

Ela pagou o imposto via pix, mas o Detran nem aceita esse tipo de pagamento. Ela “pagou” o IPVA de sua moto Biz, mas caiu no golpe do site clonado.

14/05/2024 às 10h58
Por: Carneiro News Fonte: Diarinho
Compartilhe:
Foto/Ilustrativa
Foto/Ilustrativa

14.05 - A estudante Natália Bosse, de 23 anos, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil de Barra Velha denunciando que pagou o IPVA de sua moto Biz e o Detran de Santa Catarina não deu baixa na cobrança, mas Natália caiu no golpe do site clonado.

A moradora de Barra Velha alega que baixou o código para quitar o imposto da Biz no que achava ser o site do Detran. Ela fez a quitação dos valores, de cerca de R$ 150, mas quando foi consultar “a baixa” percebeu que o valor ainda estava em aberto.

Ela comenta que só então percebeu que o valor foi transferido, via pix, para um CNPJ que nada tinha a ver com o Detran. O valor apareceu para um CNPJ em nome de uma mulher com as iniciais L.V.S.

Segundo o marido de Natália, o Detran teria mandado resolver com banco, mas a transferência foi feita de forma correta e que a instituição não pode devolver o valor para a estudante.

O Detran explica que o órgão está derrubando em média 10 sites fakes por semana. O órgão pede que as pessoas confiram na barra o endereço correto do Detran [www.detran.sc.gov.br] e se atentem ao fato de que o Detran/SC ainda não está recebendo o IPVA via pix.

O Detran também orienta as pessoas que nunca será uma pessoa física o beneficiário de uma operação de quitação de tributo, mas a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.

O Detran também estampou um aviso no site do órgão informando sobre um golpe que está sendo aplicado utilizando o nome do órgão de trânsito de Santa Catarina. “Um site falso oferece desconto no IPVA para pagamento com pix. Além do site ‘fake’, existe um link patrocinado no Google. O link correto do Detran/SC é https://www.detran.sc.gov.br. O departamento jurídico já foi acionado e está preparando as medidas necessárias”, informa o Detran.

O próprio Detran orienta que as vítimas do golpe do falso site do Detran/SC, que já foi retirado do ar, procurem a polícia e registrem um boletim de ocorrência anexando a cópia do comprovante do pagamento via pix. O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.