Sexta, 25 de Setembro de 2026
19°

Tempo limpo

Penha, SC

Geral Vasi dar tainha!!!

Pescadores da região comemoram chegada das tainhas

Lanços na praia de Taquaras capturaram mais de 730 peixes em Balneário. Esfriou e os cardumes de tainha estão chegando ao litoral catarinense.

17/05/2024 às 10h29
Por: Carneiro News Fonte: Diarinho
Compartilhe:
Lanço na praia de Taquaras - Foto/Diarinho
Lanço na praia de Taquaras - Foto/Diarinho

17.05 - Esfriou e os cardumes de tainha estão chegando ao litoral catarinense. Os pescadores da praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, têm se dado bem: já capturaram 732 tainhas. Na quarta-feira, por volta das 7h, foram 170 tainhas capturadas. Na quinta, os pescadores deram três lanços e capturaram 562 tainhas. “Elas estão chegando. O peixe já está bonito, está bem saboroso. São só as primeiras de muitas, vão vir muitas por aí, se Deus quiser”, comemora o pescador Jair Euflorzino.

Patrimônio cultural imaterial

Em Balneário Camboriú, a pesca artesanal de tainha é considerada patrimônio cultural imaterial, através da lei nº 4.327/2019. A temporada da tainha vai até 31 de julho.

Durante a temporada, é proibido o uso de jet-skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas na orla das praias. Não é permitida a armação de redes de pesca tipo feiticeira e de malha, além da utilização de cilibrim e fisgas.

Os pescadores de Balneário, inclusive, ganharam uma nova infraestrutura para esta temporada. Dez ranchos de pesca foram montados nas praias. Na praia Central, são três ranchos, cada um com dois contêineres e duas tendas. Os contêineres, que têm área de descanso, dispõem de energia elétrica. Também foram instaladas tendas de apoio em Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.