04.06 - Um avião de pequeno porte caiu em uma área de mata entre Garuva e Itapoá, no Norte de Santa Catarina, informou o Corpo de Bombeiros Militar nesta terça-feira (4). Duas pessoas que estavam na aeronave morreram na queda.
As vítimas foram identificadas como o empresário da construção civil Antônio Augusto Castro e do piloto Geraldo Cláudio de Assis Lima. De acordo com os socorristas, a queda aconteceu na noite de segunda-feira (3). O local onde os destroços do avião foram encontrados em lugar de diícil acesso, sem cobertura de internet e próximo a uma áea de ribanceira.
A aeronave partiu de Governador Valadares (MG), com destino a Florianópolis. No caminho, tentou pousar em Joinville, no Norte de Santa Catarina.
Segundo os militares, "por motivo ainda desconhecido", o avião "optou por descer no aeroporto de Joinville, onde arremeteu, vindo posteriormente a cair na região Barrancos.
Em nota, o aeroporto de Joinville informou que o piloto da aeronave fez contato com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de segunda-feira (3). A Polícia Científica foi acionada para fazer uma perícia no local e recolher os corpos.
Buscas pelo ar
Um avião da Forçaa Aérea Brasileira (FAB) foi enviado para buscas na região ainda na noite de ontem (3). O orgão também encaminhou uma equipe para o levantamento de informações. O avião era da empresa Conserva de Estradas, era um modelo Beech Aircraft de 1982, realizava serviços aéreo privado e estava com o Certificado de Verificaçaoo de Aeronavegabilidade (CVA) regularizado, com vencimento apenas para 2025.
Saiba mais sobre o SC-105 Amazonas
O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenaçao de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.
A aeronave ainda conta com um sistema que busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.
Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR.
Buscas por terra
Um morador de Braço do Norte, em Itapoá, foi acordado por sirenes durante a madrugada desta terça-feira (4). Claudinir Gerker, 55 anos, conta que a esposa e a filha saíram da cama assustadas com a circulação em volta da casa. Foi quando souberam que um avião havia caído na região.
Claudinir cita que na tarde de ontem (3), pouco depois das 17h, enquanto alimentava as criaçoes, percebeu que o bimotor passou pelo local e que sobrevoava baixo. No entanto, como havia bastante neblina, não conseguiu identificar para onde seguiu a aeronave. O local é uma comunidade rural que fica às margens da SC-416, via que dá acesso a Itapoá.
"O avião passou baixinho, ouvi o ronco. Minutos depois, escutei um estouro, mas pensei que era um pneu de algum caminhão que tinha estourado. De madrugada, por volta das 3h, acordamos assustados com a casa cercada por policiais e bombeiros", relata.
O morador ainda conta que subiu com as equipes até local do acidente. Eles percorreram cerca de três quilômetros em carros e, na sequencia, seguiram a pé, caminhando por cerca de 500 metros. Por ser uma área de mata, Claudinir foi abrindo caminho com o facão. "Abri uma trilha para chegarmos até o avião", comenta.
Como ainda estava muito escuro, retornou para casa e abrigou os socorristas no local até clarear o dia. Durante a manhã, ao retornar na cena do acidente, conta que viu os destroços do avião, que pegou fogo e ficou completamente destruÃdo. O bimotor bateu em um barranco e caiu na ribanceira.
Duas pessoas que estavam na aeronave foram encontradas mortas. Além de policiais e bombeiros, a equipe contou com apoio de um avião da Força Aéea Brasileira (FAB) para resgatar os corpos.
Com informações do NSC/G1/ND+
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