04.07 - Novo edital do governo federal abriu 156 novas vagas do programa Mais Médicos em Santa Catarina, com 14 vagas em cinco cidades da região da Amfri. No estado, há vagas em 75 municípios, com bolsa de R$ 14 mil para médicos formados no Brasil e no exterior. No Brasil, o programa abriu um total de 3184 vagas.
O edital 04/2024 faz parte do 38º ciclo de contratações do programa. As inscrições abriram na terça-feira e vão até sábado, dia 6 de julho, pelo Sistema de Gerenciamento de Programas, no site do Mais Médicos - maismedicos.saude.gov.br. As regras e critérios do edital podem ser conferidos neste link.
Do total de vagas, 20% são reservadas para grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas, e 9% para pessoas com deficiência.
Os percentuais respeitam as exigências de cotas para concursos públicos, como medida de inclusão social.
O programa concede bolsa-formação de R$ 14.058 por mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses. Com o incremento de profissionais na rede pública de saúde, mais de 10,6 milhões de brasileiros serão beneficiados.
“Quando assumimos o governo, havia ainda 12 mil médicos. Com esse edital, nós retomamos a meta dos 28 mil médicos”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, no lançamento do edital. “Pela primeira vez o edital é feito seguindo a política de cotas aprovada em lei que é prioridade do Governo Federal”, destacou.
Para os grupos étnico-raciais, serão ofertados 20% das vagas, priorizadas da seguinte forma: para municípios que têm 2 vagas, 50%; para municípios que têm de três a 10 vagas, 20%; e para municípios com mais de 10 vagas, 20%.
Podem se inscrever médicos brasileiros, formados no Brasil ou no exterior, ou estrangeiros. Os médicos brasileiros formados no Brasil seguem com preferência na seleção.
Mín. 17° Máx. 24°